Negócios

Estácio amplia atuação em Minas Gerais com cursos técnicos de nível médio

Cursos terão início em fevereiro de 2026 nos turnos manhã, tarde e noite
Estácio amplia atuação em Minas Gerais com cursos técnicos de nível médio
Os cursos são de nível médio, começam em fevereiro, e serão oferecidos em Belo Horizonte (Campus Venda Nova) e Juiz de Fora, na Zona da Mata | Foto: Divulgação Estácio

A Estácio, instituição de ensino superior com mais de 55 anos de atuação no setor educacional, está ampliando sua atuação em Minas Gerais com a oferta de cursos técnicos de nível médio, em Belo Horizonte (Campus Venda Nova) e Juiz de Fora, na Zona da Mata. Os cursos técnicos de nível médio são regulamentados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sendo conferido aos estudantes um certificado de conclusão que atesta a qualificação profissional.

“O curso técnico de nível médio é um modelo atrativo e serve como porta de entrada para a colocação profissional. Ele atende às diretrizes, leis e normativas que regulamentam a educação no Brasil”, destaca o reitor do Centro Universitário Estácio BH e diretor de área de Minas Gerais, Flávio Pires.

Ele acrescenta que a vantagem da formação oferecida pela Estácio é a experiência, qualidade e reputação sólida que a instituição já possui no ensino superior. “Temos um corpo docente qualificado e uma infraestrutura arrojada e acolhedora que garantem um aprendizado de alto nível”, ressalta.

Os cursos terão início em fevereiro de 2026 nos turnos manhã, tarde e noite. As aulas serão presenciais, com atividades teóricas e práticas, e os alunos também contarão com o suporte de conteúdos em formatos variados, como vídeos, podcasts, estudos de casos e exercícios, que podem ser acessados por celular, notebook ou tablet.

Para o reitor da Estácio em Juiz de Fora, Ricardo Bianchi, os cursos cumprem papel estratégico na formação de mão de obra qualificada. “Ao fortalecermos o acesso à educação técnica na Zona da Mata, ampliamos a conexão entre formação e empregabilidade, um passo relevante para uma região que concentra setores crescentes nas áreas de saúde, construção civil e serviços. São oportunidades de formação rápida e, ao mesmo tempo, qualificada para o mercado de trabalho”, destaca.

No Estado, além do curso de edificações, disponível em ambos os campi, a Escola Técnica da Estácio está com as inscrições abertas para os cursos de nutrição e dietética, análises clínicas, saúde bucal e de prótese dentária, em Juiz de Fora, e desenvolvimento de sistemas, administração e informática, em Belo Horizonte.

Segundo dados do Censo Escolar 2024, o número de estudantes que conciliam ensino médio com o ensino técnico chega a 17%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas