Estácio BH comemora 25 anos com dois novos campi

A unidade Belo Horizonte do Centro Universitário Estácio chega aos 25 anos com apetite para crescer mais na Capital e no interior do Estado. Este mês ela inaugura os campi Estácio Lourdes e Estácio Via Shopping Barreiro. O investimento da ordem de R$ 7 milhões dá origem às unidades que vão oferecer metodologias de ensino presencial, semipresencial e ensino à distância (EAD) em ambientes climatizados, iluminados e projetados para proporcionar mais conforto e inspirar a criatividade, além de centenas de opções na modalidade digital.
De acordo com o reitor do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte, Flávio Pires, o Campus Lourdes (região Centro-Sul) é uma transferência da antiga unidade do bairro Prado (região Oeste) e deve receber alunos de todas as regiões de Belo Horizonte. Já o campus Estácio Via Shopping Barreiro, na região de mesmo nome, atende uma demanda de pessoas da região.
Com as inaugurações, o Centro Universitário passa a operar em seis unidades em Minas Gerais: Floresta, Venda Nova, Lourdes e Barreiro, na Capital; Contagem (bairro Eldorado), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
“Observamos todas as oportunidades e existe muita procura na área de saúde e tecnologia. Abrir uma unidade no Barreiro é uma oportunidade de servir aos moradores da região e cidades próximas. Além disso, é uma região de economia forte, capaz de absorver os profissionais que vamos formar. Em Lourdes, é um público diverso, formado em boa parte por quem trabalha na região Centro-Sul. Essa diversidade é uma grande riqueza e está no DNA da Estácio”, explica Pires.
O campus Via Shopping Barreiro ocupará uma área de 2.400 metros quadrados (m²), com capacidade para receber cerca de três mil alunos, que contarão com um portfólio de 20 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, gestão e engenharias, entre eles, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Administração.
Já a Estácio Lourdes ocupará uma estrutura distribuída em 10 andares, com capacidade para receber mais de 6 mil alunos. O campus também ofertará mais de 20 cursos, dentre eles, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Gastronomia, Jogos Digitais, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Destacam-se os laboratórios de saúde multifuncionais e de tecnologia, espaços de convivência e descompressão, café, conveniências, mesas de jogos e biblioteca moderna com salas de estudos.
Junto com os novos campi, chegam serviços dedicados às comunidades do entorno. O campus da região Centro-Sul vai disponibilizar gratuitamente atendimento no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínicas de Saúde e Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). Outra oferta é o Programa da Maturidade, com disciplinas variadas, desde atividades culturais a cursos acadêmicos, para promover um envelhecimento ativo e contínuo.
No Barreiro serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, por meio da implementação de Clínicas Escola e laboratórios, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Núcleo de Aperfeiçoamento Financeiro.
“Esse é um trabalho do qual temos muito orgulho. É uma contrapartida para a comunidade que nos acolhe – especialmente as pessoas mais vulneráveis – e também uma oportunidade não só de treinamento técnico, mas também de uma aula de cidadania para os nossos alunos. Formar cidadãos éticos e conscientes faz parte da nossa missão”, destaca o professor.
Além do investimento nos campi Lourdes e Barreiro, os demais campi da Estácio no Estado estão sendo modernizados e a expectativa é que o campus Contagem, que hoje é um polo semipresencial, seja promovido pelo Ministério da Educação (MEC), a Centro Universitário. A visita do órgão já está marcada. Assim, Minas Gerais figura como principal alvo de investimentos da Estácio no Brasil, junto com São Paulo.
“Hoje somos o Centro Universitário com maior volume de alunos do Estado e trabalhamos para continuar crescendo. Isso inclui o constante investimento em todas as unidades, a criação de novos cursos e a prospecção de novas regiões. Em Minas, temos negociações já em andamento no Triângulo Mineiro e no Norte do Estado. E estamos sempre atentos a todas as oportunidades”, afirma o reitor do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte.
Mão de obra também é desafio para novos campi da Estácio
Para atender às demandas das novas unidades, o Centro Universitário está contratando e enfrentando as mesmas dificuldades que a maioria dos setores: a escassez de mão de obra.
Para o campus Lourdes, o desafio é menor, já que os funcionários foram transferidos da unidade Prado e não houve demissões. Já no campus Barreiro, a Estácio está com o processo de seleção ainda aberto.
“Temos um plano de contratação para o Barreiro que vai se dar ao longo da maturação dos cursos. Agora são 10 profissionais contratados e estamos com processo seletivo aberto. Não está sendo fácil encontrar profissionais no mercado. A maioria dos que mandam currículo, estão trabalhando. Temos procurado, de forma geral, desenvolver nossas lideranças para suprir o quadro a qualquer momento, não apenas nas inaugurações”, destaca o reitor do Centro Universitário Estácio Belo Horizonte.
No Estado, a instituição emprega diretamente em torno de 500 funcionários, entre docentes e administrativos, e de forma indireta, cerca de 600 pessoas, entre prestadores de serviços e correlatos.
Em Minas são 45 cursos de graduação (36 bacharelados, quatro licenciaturas e nove cursos superiores de tecnologia) e 19 cursos de pós-graduação, todos na modalidade presencial. Os cursos de maior procura são os de Direito, Enfermagem e Psicologia, cujas ofertas serão ampliadas, Fisioterapia e Odontologia. Em breve, a Estácio ofertará novos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Farmácia.
Ouça a rádio de Minas