Negócios

Estilista comanda instituto em Minas

Estilista comanda instituto em Minas
Crédito: Pixabay

Ronaldo Silvestre é um nome conhecido no meio da moda. O estilista mineiro já fez parte do line up de desfiles de importantes semanas de moda, como o Dragão Fashion (Fortaleza) e o Minas Trend.

Paralelamente a sua marca homônima, vem mudando vidas através do Instituto de Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), uma organização não governamental ativa desde 2009. Ali, ensina um novo trabalho a futuras costureiras e garante renda para muitas mulheres.

Nas rotinas de aprendizado, os alunos entendem que a pratica é o que leva à perfeição, aprendem a técnica do viés bordado num tule, entendem a máquina, habituam-se a não olhar para a agulha, e principalmente: trabalham a costura de uma forma que podem visualizar o processo completo.

Cumprindo o ideal da sustentabilidade, a maior parte da matéria-prima usada nas aulas do Instituto ITI é doada, com exceção dos aviamentos e tesouras. Em um formato universal que propaga um pensamento reprodutível em qualquer parte do mundo, a organização forma a cada seis meses uma turma com vidas transformadas!

Instrumento de transformação O sonho como como instrumento de transformação. É a partir dessa premissa que uma ONG vem promovendo o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental de uma região.

O Instituto ITI funciona como centro de convergência para o desenvolvimento social e também como referência cultural dos moradores de Itabira e outras cidades mineiras.

Com a missão de criar, qualificar e transferir tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento humano, o Instituto ITI atua no território por meio do fortalecimento da economia criativa, das redes sociais e educativas, da autonomia produtiva, do protagonismo cultural das comunidades, da valorização dos recursos naturais e da biodiversidade.

Tudo isso é feito a partir da energia social estabelecida na confiança da comunidade, através de parcerias públicas e privadas que a instituição conquistou ao longo de sua história.

“Conquistamos o reconhecimento e a valorização dos nossos programas voltados para a educação, preservação ambiental, igualdade de gêneros, erradicação da pobreza, desenvolvimento social e cultural, geração de renda e qualidade de vida”, explica Ronaldo Silvestre, presidente do Instituto.

O objetivo é tornar-se referência nacional no desenvolvimento, transferência e reaplicação de tecnologias sociais orientadas ao desenvolvimento social de jovens. Além, é claro, do fortalecimento da economia criativa vinculada aos movimentos culturais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas