Estratégias de marketing para e-commerce: como aumentar as vendas online

O mercado de vendas online tem conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros. Seja pela conveniência das compras pela internet ou pela redução de custos ao manter uma loja virtual em comparação a uma loja física, o fato é que, a cada ano, criar estratégias para ganhar espaço online tem se tornado um grande divisor de águas quando o assunto é vendas.
Por isso, muitos voltam a sua atenção para as estratégias de marketing para e-commerce, sendo consideradas essenciais na hora de aumentar as vendas. Até porque, não se pode negar que a cada dia que passa, os consumidores se tornam mais exigentes e mais sedentos em encontrar promoções e ofertas que tenham os melhores descontos. Pensando nisso, muitos e-commerce encontram um refúgio ao afiliar-se com plataformas que disponibilizam cupons de desconto, como por exemplo, a BravoCupom.
Dados indicam que e-commerces precisam se adaptar a novas realidades
Esse boom dos comércios virtuais, surgiu durante a pandemia da Covid-19, onde os consumidores se viram “presos’’ e com a ânsia de continuar comprando, mas sem poder sair de seus lares. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) somente no ano de 2024, houve um aumento de 10,45% nas vendas online.
Mudanças drásticas como ocorreram nos últimos anos, proporcionaram aos consumidores ainda mais opções de lojas online. Entretanto, muitos clientes podem se sentir perdidos em um mar de lojas virtuais. Então, é necessário ter bem em mente como atrair e convencer os visitantes dessas lojas onlines a realmente finalizarem suas compras. Muitas táticas são usadas para obter-se mais vendas, mas geralmente essas ferramentas envolvem:
- Geração de tráfego: Tem o foco em atrair novos clientes, o tráfego pago ou não pago (orgânico), como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, assim como automação de marketing por e-mail;
- Marketing de afiliados: Para conseguir alcançar um público ainda maior;
- Fidelização dos clientes: Oferecer aos consumidores diversos benefícios ao longo do ano, como ofertas em datas comemorativas, cupons de desconto, programas de recompensas e fidelidades.
Entre os três, o SEO, se destaca. Para quem não conhece, o SEO (Search Engine Optimization) visa reunir táticas para melhorar o posicionamento das marcas no que diz respeito a mecanismos de busca, como é o caso do gigante Google. Investir em esse tipo de estratégia torna com que seja ainda mais fácil os consumidores encontrarem que tipo de promoção estão procurando.
Outra tática bem importante e bastante usada, é o uso de cupons de desconto para aumentar as vendas dos e-commerces. Esse benefício é oferecido de algumas maneiras para os consumidores: através de uma porcentagem fixa quando se é realizado um pedido, um cupom de primeira compra, porcentagens com valores interessantes como 10% ou 20% em cima do preço final, brindes ou até mesmo um cupom que garanta o frete grátis. Por fazerem isso, os e-commerces, estreitam ainda mais os laços entre marcas e consumidores.
Desafios enfrentados pelos e-commerces
Agora, quando pensamos nos desafios enfrentados pelos empreendedores de lojas virtuais, com certeza o pior deles é: carrinho de compras abandonado.
Além disso, observa-se que obstáculos como alta competitividade, falta de segurança de dados, custos de envio, também podem enfraquecer as vendas de qualquer e-commerce. Por outro lado, de acordo com o Statista, o Brasil tem se desenvolvido exponencialmente, tendo um crescimento anual de 11,56% no mercado online.
Com dados assim, felizmente, é possível ter um olhar positivo para o futuro dos que têm uma loja virtual.
Uma solução prática para os desafios: cupons de descontos
Por consequência, estratégias como o uso de cupons promocionais tornam-se essenciais, especialmente quando esses cupons são enviados de forma automatizada, como por exemplo, por e-mail ou por meio de marketing de afiliação. Isso facilita a finalização da compra de forma rápida e intuitiva.
Ao adotar essas práticas, os e-commerces conseguem atrair a atenção de compradores inativos e estabelecer uma conexão com aqueles que abandonaram a compra, alcançando assim o tão almejado objetivo: aumentar as vendas!
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