Negócios

Estudantes mineiros são premiados em maratona de inovação

Projeto é uma iniciativa da Loa Produções Culturais com o patrocínio da BP Bunge Bioenergia e apoio do Ministério da Cultura
Estudantes mineiros são premiados em maratona de inovação
Evento contou com 20 equipes de alunos do 9º ano | Crédito: Loa Produções Culturais

O segundo dia do evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, realizado terça-feira, dia 2 de julho, na Escola Estadual Santo Antonio, em Itapagipe (MG), premiou os estudantes que se destacaram nas dinâmicas e oficinas gratuitas do hackathon com foco em sustentabilidade. O projeto é uma iniciativa da Loa Produções Culturais com o patrocínio da BP Bunge Bioenergia e apoio do Ministério da Cultura.

O evento contou com 20 equipes de alunos do 9º ano, orientadas por mentores locais e avaliadas por uma banca de jurados.

Pela manhã, 10 equipes apresentaram propostas como o projeto “NTCL (Novo Tipo de Coleta de Lixo)”, que visa instalar pontos de coleta próximos às salas de aula e promover práticas sustentáveis. Os vencedores foram: Grupo Inovar em 1° lugar com Sici (Super Inovação Contra Inundação), Orange em 2° lugar com Limpeza em Ação e Os Equilibrados em 3° lugar com Renascimento da Natureza.

À tarde, outras 10 equipes abordaram temas como queimadas e descarte de lixo, destacando-se “EcoHospitalar” dos Enfermeiros do Amor em 1° lugar, seguido por “Recicla Mapa” da equipe Tropinha e “Green Planet” do Quinteto Sustentável em 3° lugar, promovendo reflorestamento e apoio comunitário.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O evento foi elogiado pelo professor Toshiyuki Oizumi, integrante da banca de jurados, e pela secretária de Educação de Itapagipe, Lenira Carneiro, que agradeceu o apoio da BP Bunge.

“É evidente como os alunos do 9° ano de Itapagipe estão indo para o ensino médio já propondo soluções inovadoras para o futuro”, afirmou o coordenador de Inovação, Wellington Sacheti. “O Arte de Inovar é um projeto que permite o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da capacidade de resolver problemas complexos. E, em Minas Gerais, os estudantes criaram soluções que vão desde o reuso de água até inovações tecnológicas”, pontuou o coordenador, parabenizando os participantes.

Andréia Nunes, coordenadora-geral do evento, também parabenizou as equipes pelo desempenho e enfatizou o impacto positivo do evento na conscientização dos alunos para um futuro sustentável. “O evento ‘Arte de Inovar com Maratona de Inovação’ traz em sua metodologia arte, criatividade e inovação para tratar de temas importantes como a sustentabilidade do planeta. Em Itapagipe, interior de Minas Gerais, os alunos demonstraram grande criatividade e capacidade de trabalhar em equipe em prol do meio ambiente”, acrescentou Andréia Nunes.

O evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” teve início em abril deste ano e já passou por várias cidades de cinco estados: Goiás, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao todo, o evento visitará 24 cidades, alcançando aproximadamente 3.500 estudantes. Universidades, escolas públicas, privadas e instituições educacionais interessadas em sediar o evento podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas