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Estudo Sustentar Para Ganhar 2024: clima preocupa América Latina

Aquecimento global está impactando nas decisões de consumo; 70% das pessoas adotam sacolas reutilizáveis próprias e 47% preferem embalagens de papel
Estudo Sustentar Para Ganhar 2024: clima preocupa América Latina
Em 2024, a América Latina presenciou eventos climáticos extremos. No Brasil, enchentes assolaram o Rio Grande do Sul, com isso a população passou a se preocupar mais com os impactos ambientais, conforme estudo Sustentar Para Ganhar 2024 | Crédito: Reuters / Diego Varas

A inquietude ligada ao clima cresceu três pontos percentuais entre 2023 e 2024, passando de 13% para 16% na América Latina e lidera o ranking das preocupações, sendo ainda mais intensa no Brasil e na Argentina, com ganhos de 173% e 122%, respectivamente, segundo estudo Sustentar Para Ganhar 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar — líder mundial em dados e análises de mercado.

Em 2024, a América Latina presenciou eventos climáticos extremos. No Brasil, enchentes assolaram o Rio Grande do Sul. Na Argentina, uma onda de calor ultrapassou 40ºC nos termômetros.

Além disso, incêndios florestais no Chile, a crise hídrica na Colômbia e os terremotos no México. Tudo isso fez com que o aquecimento global se tornasse a principal preocupação dos latino-americanos quando o assunto é sustentabilidade.

 Mais do que afetar o planeta, 24% das pessoas na região já entendem a urgência do tema e assim relatam que as condições ambientais impactam negativamente suas saúdes física e mental.

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 No entanto, quando pensamos em comportamento de compra sustentável, existem barreiras. “Vemos cada vez mais latino-americanos declarando que está muito difícil atuar de maneira sustentável em nossa região por conta de temas sociais ou econômicos. Em 2024, notamos um salto de oito pontos percentuais, chegando a 22% da população concordando com essa afirmação”, salienta o PanelVoice Director Latam, da divisão Worldpanel da Kantar, Kesley Gomes.

 Apesar das circunstâncias, os latino-americanos estão tentando fazer o melhor possível para reduzir os impactos ambientais na vida cotidiana. Prova disso é que 33% da população na região declara que se aborrece com a quantidade de plástico comprada. Também há crescimento expressivo na afirmação de indivíduos evitando adquirir qualquer produto plástico, pulando de 29% em 2023 para 36% em 2024.

Mudanças no consumo causados pelo clima

Consumidores da região estão apostando em atitudes simples do dia a dia. O levantamento mostra que 70% das pessoas já estão adotando sacolas reutilizáveis próprias para fazer compras e 47% preferem embalagens de papel.

 Também é possível afirmar que os problemas climáticos impulsionaram perfis de consumidores mais engajados. Os chamados Eco-Actives – compradores que se preocupam muito com a sustentabilidade e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício – já representam 1/3 da população na América Latina e gastam em torno de US$ 17 bilhões em compras de bens não duráveis.

 “O entorno e as circunstâncias de vida da população influenciam invariavelmente o consumo. Neste contexto, é imprescindível entender que os compradores conscientes já há muito deixaram de ser um nicho. As marcas, portanto, devem ver a sustentabilidade como um investimento, ofertando produtos que visem qualidade, saúde e sabor, para ganhar a confiança deste público exigente”, observa a especialista.

Metodologia

O estudo Sustentar Para Ganhar 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, apresenta análises de comportamento e de compra relacionadas à sustentabilidade na América Latina. O material contempla mais de 15 mil entrevistas em oito mercados. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

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