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Ex-Ricardo Eletro abre em SP escola de negócios focada em empreendedorismo

Ex-Ricardo Eletro abre em SP escola de negócios focada em empreendedorismo
Chegou o momento de deixar um legado, diz Ricardo Nunes | Crédito: Divulgação

Depois de 30 anos de experiência no varejo e uma vida cheia de lances incríveis, o empresário Ricardo Nunes – mais conhecido como proprietário da rede varejista Ricardo Eletro – lança em São Paulo a R1 Formação Empreendedora, uma escola de negócios focada em empreendedorismo na prática, inovação mercadológica, estratégias de vendas, negociações e foco no resultado.

Desde que vendeu a Ricardo Eletro, rede que marcou história no varejo nacional, em 2018, o empresário se dedica à missão de compartilhar os seus conhecimentos para o desenvolvimento dos negócios brasileiros.

“Comecei compartilhando conhecimentos pelas redes socais e dando palestras, muitas vezes gratuitas, em associações e instituições. Em 2020 criei a RGV – Ricardo Gestão e Vendas. É um programa de mentoria. A cada 30 dias são 120 empresários para uma imersão de 36 horas em um hotel. Compartilho todo o meu conhecimento em gestão, liderança, contratação de pessoas, marketing e vendas, entre outros assuntos. E levo também algumas pessoas que construíram comigo a Ricardo Eletro para falar”, explica Nunes.

De lá as pessoas podem optar a ir para a  R1 Formação Empreendedora. O projeto se destina especialmente a pequenos e médios empresários e dura um ano. São quatro encontros presenciais, outros quatro on-line, visita à empresa e treinamentos específicos de acordo com as necessidades da empresa.

“O pequeno empresário tem muita necessidade de formação. Na verdade, não tem ninguém que o ensine a ser empreendedor, ele é muito sozinho. Nesse mercado de levar o conhecimento, está cheio de ‘blá blá blá’, gente que nunca teve experiência em nada vendendo receitas prontas. Faltava uma pessoa que tivesse experiência, que tivesse vivido a dor dos empreendedores. Tive 45 mil funcionários. Tive acertos e erros também”, lembra.

Entre os muitos obstáculos enfrentados pelos empreendedores brasileiros, o custo do dinheiro, segundo o empresário, é um dos maiores. Soma-se a isso, a intrincada legislação tributária nacional. E é, justamente, sobre previsibilidade a maior lição deixada pela pandemia.

“Pior que os juros altos no Brasil, é a variação dos índices. Não tem como fazer um bom planejamento assim. Sem falar sobre a área tributária que cada hora tem uma lei nova. A lição da pandemia é a importância da preservação do caixa. A empresa tem que saber que o mundo é de altos e baixos. Recomendo ao menos seis meses de caixa preservado para garantir os custos fixos como segurança”.

Depois de realizar uma sessão de formação para 500 empresários brasileiros em Londres e receber constantes consultas e visitas de empresários estrangeiros, principalmente do Cone Sul, Ricardo Nunes diz não ter mais interesse em voltar a se dedicar ao varejo como empresário.

“Não falo nunca mais, mas me encontrei tão bem nesse trabalho de formação, que hoje não tenho essa vontade. Ia montar outra rede, um supermercado, mas tem momentos que a gente tem que parar. Chegou o momento de deixar um legado, quero que a R1 seja grande”, completa o idealizador da R1 Formação Empreendedora. 

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