Negócios

Expo Favela Minas começa em BH dando visibilidade a empreendedores da periferia

Evento é a maior feira de negócios para empreendedores periféricos e tem edição focada em inovação
Atualizado em 13 de setembro de 2024 • 22:24
Expo Favela Minas começa em BH dando visibilidade a empreendedores da periferia
Foto: Daniela Maciel/Diário do Comércio

Um evento para mostrar que a favela é uma potência em todos os sentidos. É com esse propósito que teve início nesta sexta-feira (13), em Belo Horizonte, a 2ª edição do Expo Favela Innovation.

A programação, que segue até o sábado (14), é extensa e contará com feira de expositores, rodada de negócios, além de:

  • mentorias,
  • palestras,
  • workshopps,
  • área de gastronomia,
  • espaços de artesanato, música e até campeonato de games.

Toda a programação acontece na sede do Sebrae Minas, no bairro Nova Granada, região Oeste da cidade, e tem entre os apoiadores o Instituto Localiza, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), governo de Minas Gerais, Sebrae Minas, TV Globo e o Diário do Comércio.

O evento, realizado pela Favela Holding, empresa de Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa), busca fomentar o empreendedorismo periférico de 60 empreendedores da Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Além de abrir canal de diálogo entre empresários de comunidades e investidores que desejam ampliar a sua base de negócios, a feira proporciona trocas de conhecimento a partir de palestras que vão desde gestão de negócios até a inovação.

Atualmente, os negócios nas favelas brasileiras já movimentam mais de R$ 84 bilhões por ano, segundo pesquisa recente do Instituto Favela.

“A gente celebra a 2ª edição da Expo Favela aqui na casa do Sebrae, hoje e amanhã, 13 e 14 de setembro, com a maior feira de empreendedorismo de favela do mundo. Isso significa que Minas recebe um evento que só reforça e ratifica o quanto importante a economia mineira é, sobretudo, a economia de dentro da favela”, afirma a presidente da Cufa Minas Gerais e porta-voz do evento no Estado, Marciele Delduque.

Ela acrescenta: “Nesse sentido, estamos falando de uma realidade de mais de 2 milhões de pessoas empreendedoras dentro dos territórios periféricos do Estado que já movimentam os seus negócios”, diz.

Empreendedorismo para se refrescar com sabor

A jovem mineira Jéssica Cristina Gomes dos Santos é sobrinha de Helena, que há quase dez anos comanda o negócio Helena Sabores, na capital mineira. Desde cedo, ela tenta surpreender os frequentadores do Expo Favela com uma variedade artesanal de ‘chup chup’, um tipo de geladinho para quem deseja se refrescar em meio ao calor da cidade.

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Jéssica cuida das vendas dos ‘chup chups” preparados pela sua tia, Helena | Foto: Dione AS/Diário do Comércio

Ela conta que a tia geralmente divulga pela internet, mais precisamente pelo Instagram, a oferta dos sabores tropicais como açaí, abacate, maracujá e banana com morango e opções mais doces como chocolate, amendoim e leite condensado.  

“Nós preparamos somente para hoje 160 unidades para venda e já vendemos praticamente 70 deles. A nossa expectativa é de vender todos hoje, pois amanhã tem mais mercadoria para trazer”, diz.

Ela pontua que encontrou na Expo Favela a chance de fomentar o negócio da tia e de proporcionar, ao mesmo tempo, uma forma de refrescar o público que veio atrás de conhecimento e de oportunidades.

“Essa movimentação que acontece por meio do Expo Favela é muito importante para a quebra do preconceito que, ainda hoje, existe com relação a quem é empreendedor. Essa relação ocorre tanto para aquele que seja de favela ou uma pessoa negra. O racismo ainda existe e considero importante ter esses eventos para dar visibilidade e juntar as pessoas. Eventos como este permitem essa mistura, onde muitos têm a oportunidade de aprender e viver a diversidade”, comenta a jovem.

Empreendedorismo para fomentar a inovação

Com a proposta de democratizar o acesso à informática de uma forma mais inclusiva, a Arena Computadores, com sede em Belo Horizonte, é uma das empresas que aproveitaram o evento para fomentar negócios.

À frente da empresa, o sócio administrador, Tiago Carvalho, que há dez anos está no mercado com a comercialização de produtos de informática, criou uma linha com custo-benefício acessível para comunidades periféricas.

“São máquinas que permitem estudar e trabalhar com qualidade por um preço muito menor do que o mercado costuma oferecer. No entanto, também temos os computadores para a linha mais profissional com uma alta performance e os de linha gamer”, diz Carvalho.

Tiago Carvalho apresenta o computador de baixo custo a R$ 599 para empreendedores, estudantes e instituições sociais | Foto: Dione AS/ Diário do Comércio

Ela adianta que o valor do computador recém-criado para atender ONGs, escolas periféricas, empreendedores e também para o uso pessoal, pode ser a partir de R$ 599. As vendas são realizadas pelo e-commerce da marca ou por contato nas redes sociais.

“Temos vários deles aqui posicionados para a competição gamer. É uma competição que estamos promovendo, onde as crianças e adolescentes vão disputar por jogos on-line. É um computador acessível a todos que desejam utilizar para estudos, pesquisa e fomentar o seu negócio”, pontua.

Jovens participam de campeonato de games com computadores a preços de baixo custo a comunidades | Foto: Dione AS/ Diário do Comércio

Carreira e escolhas no empreendedorismo feminino

O Diário do Comércio, apoiador institucional da Expo Favela, esteve presente no painel “Mudança de Carreira: quando nossas escolhas influenciam e encorajam outras mulheres. É sobre ser o que você quiser ser”, que contou com a participação da presidente e diretora editorial do jornal, Adriana Muls.

O painel também teve a presença de Kassiane Thayná, jovem mineira que tem se tornado representante do agronegócio brasileiro, apresentando o dia a dia do cafeicultor das Matas de Minas; Daiane dos Santos, ex-ginasta brasileira; Valéria Valenssa, empresária e ex-globeleza; juntamente com Ana Justino, criadora de conteúdo digital.

O encontro foi mediado por Gabriela Lopes, gestora e empreendedora, que tem atuação nos mercados de moda, turismo, gastronomia e entretenimento, fazendo a gestão de um dos maiores camarotes da Sapucaí, que recebe o nome de Favela.

“Falamos de carreira aqui hoje sabendo que é um termo que vai, cada vez menos, ser utilizado, por conta das multitarefas, das necessidades do planeta, da sociedade, e nós vamos nos adequando, evoluindo conforme a sociedade evolui e vai nos fazendo novas exigências”, avalia Adriana Muls.

A presidente do Diário do Comércio também falou sobre sonhos, capacidade, coragem, e sobre o olhar cuidadoso de adulto, para saber quem somos e onde estamos. “Assim saberemos que os nossos olhares sejam a favor das nossas crianças, para despertar a potência deles e ajudá-los a fazer aquilo que eles vieram para fazer. E isso exige muito cuidado”, reforça.

Ainda segundo ela, “talento todos nós temos! Mas precisamos saber identificar. Se conectamos o ‘eu quero’ com talento, com fé e coragem, as coisas acontecem. Os sonhos se realizam, como por exemplo, estar aqui com mulheres maravilhosas e, tenho certeza que, mesmo vivendo em uma era de redes sociais, onde só o bonito aparece, muitos percalços aconteceram. Mas, também acredito que todas que chegaram até aqui foi com base em muito esforço, dificuldades e sofrimentos, pois a vida é assim. Mas se nos conectarmos com o coração, conseguimos qualquer coisa”, conclui.

Os ingressos para o Expo Favela podem ser adquiridos no site do expofavelaminas.com.br, com valores diferenciados para moradores de comunidades, a partir de R$ 7,50 sendo meia-entrada e R$ 15 a inteira.

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