Case 105 anos: planta de Contagem vira polo global de produção de tratores

Celebrando 105 anos de atuação no Brasil, a Case Construction Equipment dá sequência a uma trajetória marcada pela união entre tradição e inovação. Neste ano, a montadora localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu investimentos de R$ 50 milhões, firmando-se como um importante polo global na produção de tratores de esteira.
A empresa, que faz parte da multinacional italiana CNH, chegou ao Brasil em 1919 com apenas uma base comercial em São Paulo. Ao longo da história, a marca lançou produtos pioneiros e participou de importantes acontecimentos do País, como a construção da cidade de Brasília, entre 1957 e 1960.
Desde o ano 2000, a fábrica se instalou na cidade mineira e vem recebendo investimentos, mais que dobrando o portfólio de produtos desde então, transformando-se em uma das plantas mais versáteis da empresa. “Hoje, a fábrica de Contagem conta com cinco linhas de produtos e trabalhamos com 30% de ociosidade, recebendo investimentos contínuos na ampliação e modernização das linhas de produção”, detalha o líder da Case Construction para a América Latina, Carlos França.
Em um espaço de aproximadamente 120 mil metros quadrados, a fábrica produz escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, além das retroescavadeiras – que no momento é o produto de maior penetração da marca, correspondendo por mais de 50% das vendas totais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As vendas são segmentadas para diferentes setores, como construção, locação, agrícola, industrial, governamental e mineração. Construção, no entanto, segue como responsável por 40% das vendas do mercado de produtos “linha amarela”, seguido pelo agrícola, que hoje é o que se encontra em maior crescimento. “Ao comparar com 20 anos atrás, a demanda do setor agrícola por linha amarela quadruplicou, saltando de 5% para 20% do total das nossas vendas – muito impulsionado pela mecanização das lavouras”, avalia França.
Para o próximo ano, a expectativa de crescimento da empresa está projetada entre 5% a 7%, ancorada na perspectiva de evolução do mercado. “Nossa maior concentração de vendas no Brasil está em Minas Gerais. É um estado muito industrializado, que apresenta boas oportunidades, com setores de infraestrutura, agricultura e mineração que demandam muitos equipamentos”, destaca.
Empresa foca em inovação e renova 100% do portfólio em dez anos
Com diversos projetos na área de inovação, a Case no Brasil lança constantemente tecnologias que colocam a marca em destaque globalmente. Nos últimos anos, a empresa cita novidades como máquinas movidas a combustíveis alternativos e retroescavadeira com foco em acessibilidade do operador como alguns dos produtos-conceito em destaque.
Em termos de soluções, a empresa lançou há dois anos um sistema de telemetria embarcada em 100% dos produtos, onde tanto o cliente, quanto o concessionário e a fábrica, conseguem acessar os dados dos equipamentos de forma totalmente remota. “Com isso, é possível receber alertas críticos, realizar revisões programadas e preventivas, além de monitorar a produtividade, o consumo de combustível e assim auxiliar o cliente na gestão da frota para que ele foque em outras operações do negócio”, pontua França.
A tecnologia se encontra em uma sala de monitoramento na fábrica em Contagem, onde temos especialistas que monitoram diariamente os produtos. A partir do próximo ano, o executivo afirma que a empresa contará com mais salas de monitoramento em todas as distribuidoras, visando melhorar o tempo de resposta das informações.
“Inovação é um dos pilares da marca e temos vários projetos nesse sentido. Renovamos praticamente todo o nosso portfólio nos últimos dez anos, introduzimos novas linhas de produtos e, a partir disso, podemos dizer com certeza que estamos preparados para o futuro”, conclui Carlos França.
Ouça a rádio de Minas