Fábrica da Ball em Frutal deve iniciar operação no 2º semestre

Com o início das operações previsto para o segundo semestre deste exercício, a norte-americana Ball Corporation já começou a contratar e a formar mão de obra para a nova planta industrial, que está sendo construída em Frutal, no Triângulo Mineiro. No momento, há 100 oportunidades de emprego direto e capacitação para 50 mulheres junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) local.
As vagas de emprego são destinadas para 20 diferentes cargos. Já a especialização vai ocorrer nas áreas de Operadoras de Máquina CNC (Operadora de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado – CNC) e de Controle de Qualidade. As informações são do vice-presidente Comercial da Ball, Fauze Villatoro.
Segundo ele, são grandes as expectativas para nova unidade da companhia, que é líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e está investindo mais de R$ 500 milhões na cidade mineira.
“A fábrica vai expandir significativamente a capacidade de produção e aumentar a atuação da companhia na América do Sul, em um momento em que o mercado demanda por embalagens, sobretudo, por latas. Desde o início da pandemia e as medidas de distanciamento social, verificou-se crescimento da demanda por bebidas em lata, especialmente cerveja, que representa mais de 80% do faturamento da Ball no Brasil”, revelou.
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Trata-se da décima primeira fábrica do grupo no País – sendo a nona especialmente voltada para produção de latas – e a terceira em Minas Gerais. As outras duas estão localizadas nos municípios de Extrema e Pouso Alegre (Sul). Conforme Villatoro, a planta vai atender um parceiro local (Cervejaria Cidade Imperial – dona da cerveja Império), bem como demandas provenientes de outros clientes e unidades da companhia no Brasil e na América do Sul.
Para isso, serão instaladas duas linhas de produção com capacidade de produção de 1,6 bilhão a 2 bilhões de latas por ano, a depender dos tamanhos. A planta já estava nos planos da empresa, devido a franca expansão do mercado, não apenas pelo consumo aumentado durante a pandemia, mas pelas características das latas de alumínio, como o fato de a lata de alumínio ser a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas e altamente resiliente.
Sobre localização, o executivo ressaltou que o Estado é estratégico para os negócios da empresa. “É uma região que sempre olhamos, primeiro porque Minas Gerais está estrategicamente posicionada, a serviço de outros estados, segundo, pelo advento do nosso parceiro local”, justificou.
Segundo a empresa, a Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos Estados Unidos. A companhia e suas subsidiárias empregam 18.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 11,5 bilhões em 2019.
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