Fábrica Social do Instituto ITI vence Prêmio Cidades Empreendedoras

O Instituto de Filantropia Inteligente, Phi, celebra mais uma conquista importante. O Fábrica Social – Centro de capacitação e coworking de confecção, idealizado pelo Instituto ITI, de Itabira, em Minas Gerais, e apoiada pelo Phi desde 2019 – ganhou o Prêmio Cidades Empreendedoras.
A premiação, promovida pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), aconteceu em Brasília.
Nove ações se classificaram entre os 167 projetos inscritos, divididos em três categorias e o Fábrica Social venceu a voltada a municípios que têm entre 101 mil a 285 mil habitantes. O objetivo do Cidades Empreendedoras é dar visibilidade a iniciativas que incentivem a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades de médio e pequeno porte.
O Fábrica Social é um centro produtivo de formação, fundado com o objetivo de capacitar profissionalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. Buscando fortalecer o setor econômico e social de Itabira e região, apostou na capacitação e na qualificação daqueles que atuam no projeto, que surgiu com a ideia de confecção de máscaras de uso social durante a pandemia, além de aventais de TNT para hospitais.
“Essa vitória não é só nossa, mas de todas as ONGs do Brasil que, muitas vezes, são discriminadas. Divido esse prêmio com todas que lutam pelo empoderamento, igualdade e, principalmente, por uma história mais bonita nas suas cidades. Nossas peças são desenvolvidas com afeto. Levamos um pouco das mulheres que costuraram, com esperança e inspiração”, comemora o fundador do Instituto ITI, Ronaldo Silvestre.
Atualmente, o Fábrica produz uniformes, bolsas e brindes e emprega 50 costureiras que foram qualificadas pelo próprio instituto, em parceria com a prefeitura, Movimento Bem Maior, Instituto Phi e a Construtora Vale Verde. “É uma honra ver a vitória de um projeto apoiado pelo Phi, em uma premiação importante no Brasil. Parabenizamos a todos do ITI e que continuem trilhando esse caminho de sucesso ajudando a quem realmente precisa”, diz a fundadora e diretora-executiva do Instituto Phi, Luiza Serpa.
Além do prêmio, o ITI e o Phi têm mais um motivo para comemorar. No dia 12 de abril, foi inaugurada a sede do projeto Fábrica Social ITI, iniciando as atividades do Centro Produtivo de Capacitação Profissional, em Itabira.
Ouça a rádio de Minas