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Fabricante de fraldas CCM investe R$ 140 milhões na fábrica de Uberaba

Empresa deve alcançar faturamento de R$ 750 milhões neste ano e de R$ 1 bilhão em 2025
Fabricante de fraldas CCM investe R$ 140 milhões na fábrica de Uberaba
Crédito: Divulgação CCM

Em um movimento estratégico para subir de patamar, a CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis investiu R$ 140 milhões em uma expansão operacional na fábrica de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os aportes da empresa contemplaram, por exemplo, a ampliação da unidade em 25 mil metros quadrados e a aquisição de dois novos maquinários.

O primeiro conjunto de máquinas, voltado para produção de fraldas para adultos no modelo pants, está previsto para começar a operar na segunda quinzena deste mês. O segundo, que fabricará fraldas pants para bebês, deve entrar em funcionamento ainda neste ano. A companhia aposta fortemente nos produtos devido à alta demanda e a baixa oferta no Brasil.

Em entrevista ao Diário do Comércio, o CEO da CCM, Rodrigo Zerbini, afirma que o segmento de fraldas baby pants está crescendo de modo acelerado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, embora no Sul e Sudeste o consumo seja discreto. Sobre o mercado de pants para adultos, ele diz que tem subido dois dígitos e é a “menina dos olhos do setor”.

De acordo com o executivo, ainda que essa mudança cultural não esteja consolidada, as pessoas que apresentam algum tipo de incontinência estão resistindo menos ao uso de fraldas já que o modelo pants é como se fosse uma roupa íntima descartável.

O consumidor adulto tende a utilizar por mais tempo o produto em comparação a um bebê, na opinião do CEO. Além disso, é um cliente diferente daquele que usa fraldas convencionais, assim, não cria conflito nos negócios, uma vez que a empresa também produz o outro modelo.

Conforme ele, entre as empresas de capital nacional, a CCM é a líder de produção de fraldas convencionais nas duas categorias e, agora, com a alta capacidade produtiva das novas máquinas, persegue a liderança de fabricação no mercado adulto de pants.

Maquinários vão mexer com os números do mercado e com os resultados da empresa

Zerbini diz que os novos equipamentos que vieram do Japão, com alta tecnologia embarcada, vão mexer com os números do mercado nacional. Segundo o executivo, as máquinas serão capazes de produzir, mensalmente, 30 milhões de fraldas baby pants e de sete a oito milhões de fraldas pants para adultos. Isso significa que a companhia estará adicionando 10% e 15% de volume nos respectivos mercados.

“A máquina de baby pants faz até mil fraldas por minuto. Estamos falando de um pacote, desses tradicionais vendidos em farmácia, por segundo”, pontua. “E a máquina de adultos produz até 350 peças por minuto porque é um produto maior”, sublinha.

A larga produção dos novos equipamentos também deve impactar os resultados da empresa. O CFO Lucio Bueno afirma que o mercado de fraldas infantis é de cerca de R$ 10 bilhões e o de adultos é de R$ 3,5 bilhões. Logo, com os níveis de participação que serão alcançados, a CCM planeja chegar a R$ 1 bilhão de faturamento já em 2025.

Rodrigo Zerbini e Lúcio Bueno, da CCM
Crédito: Divulgação CCM

“Neste ano, a nossa estimativa é de faturar algo próximo de R$ 750 milhões com um crescimento orgânico de mais ou menos 12%”, sublinha o executivo. Ele acrescenta que a companhia tem direcionado esforços também para a área de private label nos últimos anos e, atualmente, a fabricação de marcas próprias representa 40% do faturamento da empresa.

CCM quer aumentar participação no mercado internacional

Outro foco da CCM no momento é construir novas relações com o mercado internacional. Hoje, parte dos produtos produzidos pela companhia em Uberaba vai para alguns países como Paraguai, Bolívia e Uruguai, contudo, a empresa quer crescer nos locais onde já atua e encontrar oportunidades em outros países da América Latina para ocupá-las.

Observando espaços para crescimento, a empresa está trabalhando na prospecção de clientes em outros países. Sem revelar mais detalhes, o CEO da companhia afirma que tem uma viagem marcada para Colômbia para concluir um negócio de meses de tratativas.

“É uma operação que mexe com os nossos números. Se der certo, vai gerar necessidade de instalar novas máquinas e fazer novos investimentos em parque industrial”, diz Zerbini.

“Em um primeiro momento, estaremos usando a capacidade ociosa e quando isso se mostrar consolidado, teremos que investir para aumentar a capacidade de produção”, ressalta.

Sobre a possibilidade de aplicar mais capital na fábrica do Triângulo Mineiro, o CFO da CCM destaca que, com a recente ampliação predial, a planta está dimensionada para abrigar 15 linhas de montagem, sendo que dez estão em operação neste momento e até o fim do ano serão 12, com a entrada dos dois novos maquinários.

Segundo Bueno, ao pensar em aportes relacionados à construção de novas unidades produtivas, é interesse que a companhia pense no Nordeste, uma vez que quase 38% do atual faturamento da empresa vem de clientes da região, o que reduziria custos logísticos.

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