Faculdade Arnaldo inaugura restaurante
Projeto que nasceu antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19, o Arnaldo Restaurante finalmente acaba de sair do papel. Localizado na região Centro-Sul da Capital, a casa pertence à Faculdade Arnaldo e conta com um Empório Colaborativo com produtos de alunos parceiros e futuramente também será utilizado como espaço de coworking.
Já os pratos são assinados pelo charcuteiro profissional, defumador, consultor, gastrônomo e professor da Faculdade Arnaldo, Chef Fagner Rodrigues e executados pelos alunos do curso de Gastronomia da instituição de ensino. Quem explica é o diretor da faculdade, João Guilherme Porto.
Segundo ele, o propósito do restaurante, inaugurado no último dia 4, é funcionar como laboratório para os alunos do curso tanto na cozinha quanto na parte de gestão – ambos fundamentais para o sucesso de um negócio gastronômico.
“Vislumbramos esse projeto há alguns anos e o inauguraríamos em março de 2020. Porém, em função da pandemia, precisamos rever os planos. O projeto foi suspenso, mas o curso seguiu e estamos formando a primeira turma nos próximos meses”, diz.
O diretor explica que foram investidos cerca de R$ 600 mil para a implementação do espaço, que tem expectativa de servir até 70 refeições por dia e capacidade para receber 15 pessoas trabalhando simultaneamente no coworking, além de oferecer uma sala de reuniões.
“Como o local já estava preparado quando as atividades foram suspensas como forma de conter o avanço do coronavírus em todo o País, remanejamos as operações. Com as aulas do curso remotas, utilizamos o espaço para montagem de kits de insumos das aulas práticas, que eram enviados para as residências dos alunos, que testavam seus conhecimentos à distância”.
Como um tradicional espaço mineiro, o Arnaldo Restaurante terá como marca a gastronomia mineira e a proposta é conferir aspectos de modernidade à cozinha tradicional. A casa funcionará todas as quintas e sextas-feiras, das 12h às 15h, e a partir do ano que vem estará aberto de segunda a sexta-feira.
“O restaurante vem para consolidar a proposta do curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo, proporcionando um local para a prática com a realização de eventos do curso ou externos, um empório colaborativo com produtos comercializados pelos alunos, além de um cardápio que mescla a cozinha mineira e a contemporaneidade”, explica o Chef Fagner Rodrigues.
Além do restaurante, alguns parceiros comercializarão seus produtos no Empório Colaborativo, entre eles a Roselanche de Barbacena, Cervejaria Bruder de Ipatinga e Café dos Reis de Viçosa. “Neste empório, os alunos também irão comercializar produtos feitos por eles mesmos ou representando algum produtor”, completa.
No restaurante, o cliente poderá apreciar o sabor e a mineiridade em vários pratos, desde deliciosos pastéis de queijo até um perfeito prato feito da casa. Além disso, para adoçar a vida, haverá pudins, picolés e doces especiais do Arnaldo Restaurante.
Ouça a rádio de Minas