Negócios

Fadecit lança tecnologia para aprendizagem

Fadecit lança tecnologia para aprendizagem
Jacqueline Ribeiro afirma que o aluno poderá ser alfabetizado em um idioma diferente a cada ano | Crédito: Divulgação

O domínio de um segundo idioma, especialmente o inglês, é visto como um diferencial competitivo para quase todas as profissões. Mesmo assim, poucos brasileiros possuem essa habilidade. Levantamento da British Council mostrou que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês.

Diante desse quadro, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit) lançou o Programa Nacional de Certificação Bilíngue. O projeto é a aplicação de uma tecnologia da lógica métrico-racional: sistema inédito, desenvolvido para alfabetização em idiomas estrangeiros. Desenvolvida pelo pesquisador Dângelo Ciccarini, o método promete reduzir o tempo de aprendizado de outro idioma (inglês), num processo de “alfabetização” que inclui fala, leitura e comunicação, em um período entre quatro a 12 meses.

Segundo a presidente da Fadecit, Jacqueline Ávila Ribeiro, a tecnologia, que já tem patente mundial de direitos autorais, se inicia na língua inglesa e o aluno pode ser alfabetizado em um idioma diferente a cada ano.

“O que temos hoje em termos de escolas bilíngues no Brasil, não atende à legislação. A Fadecit vai trabalhar com uma certificação individual. No site um termo de adesão. Marcamos uma reunião. Temos todo o material que está em EAD. Não entregamos só o virtual, também apostilas com exemplos. O material é individual. As pessoas passam por uma prova. A escola também pode comprar a metodologia e ganha um selo a medida que seus profissionais são certificados”, explica Jacqueline Ribeiro.

Processo – O processo é baseado em um algoritmo que permite calcular o deslocamento de som entre um indivíduo e outro. Esse cálculo, no passado, foi estudado pelo físico Isaac Newton e recebeu o nome de “física orgânica”.

A estimativa é que 100 escolas façam a adesão ao programa por mês. O método pode ser adquirido também por empresas que queiram qualificar seus colaboradores.

“Vamos começar pelas escolas particulares, mas queremos levar essa oportunidade também para as públicas. Temos a tradição de trabalhar bem com o Estado e esse é nosso objetivo. Também está nos nossos planos a edição de livros didáticos bilíngues utilizando essa metodologia por um terço do preço praticado atualmente”, completa a presidente da Fadecit.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas