Farmácia Artesanal mantém plano para abrir 22 unidades em Minas nos próximos dois anos

A Farmácia Artesanal, rede focada nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, vai ampliar a sua atuação em Minas Gerais no formato de franquias. Atualmente com cinco unidades da marca em Belo Horizonte e uma em Contagem, o Estado representa cerca de 22% do faturamento da rede. A previsão é ter mais 25 unidades no prazo de dois anos, principalmente na região do Triângulo Mineiro e na Grande BH, mas cidades como Governador Valadares e Montes Claros também estão sendo estudadas.
Dessa forma, Minas abarca metade das 50 lojas previstas no plano de expansão para o País neste período. A ideia é ainda transformar uma das lojas já existentes em Belo Horizonte em uma megafranquia para ser o suporte das franquias mineiras. No mercado há 37 anos e em Minas há 30, a marca implementou o formato de franquias há três anos e meio justamente para viabilizar esta ampliação.
“Antes de franquear, não conseguimos crescer organicamente e estávamos localizados em estados específicos. Sempre tivemos uma demanda muito grande por franquias. E segundo a própria ABF, as empresas de franquias têm 85% de chances de dar certo porque é melhor para o franqueado ter este modelo de negócio pronto do que começar uma empresa do zero”, explica o presidente da Farmácia Artesanal, Evandro Tokarski.
É que além de uma marca consolidada, a rede oferece ao franqueado treinamento, o projeto da loja e do laboratório e o acompanhamento e consultoria para o negócio. No Brasil, já são 24 franquias e 22 lojas próprias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O investimento por franquia é em torno de R$ 400 mil, com prazo de retorno de 24 a 28 meses. Há ainda outra possibilidade de investimento, o modelo de franquia de conversão, no qual o empresário que já tem um negócio pode mudar a sua bandeira para a da Farmácia Artesanal. Neste caso, o montante aplicado é de R$ 100 mil a R$ 120 mil, com prazo de retorno de cerca de 18 meses.
Com um crescimento de 20% ao ano, a previsão é superar esta média de crescimento e chegar aos 30% a partir da ampliação por franquias. No ano passado, o faturamento da rede foi de R$ 70 milhões.
Conceito – O posicionamento da marca está diretamente ligada às experiências pessoais de seu criador, Evandro Tokarski. “O nosso posicionamento é voltado para o compromisso com o bem-estar, que vai além de cuidar só do corpo, mas também da alma e da mente. Isso é um sonho meu desde criança. Eu tive paralisia infantil aos 2 anos, então, sempre tive muito contato com a área médica. Hoje, sou cadeirante, e meu objetivo desde sempre foi buscar qualidade de vida não só para mim, mas para as pessoas que tanto fizeram por mim. Me apaixonei por isso, pelo ir e vir, e quis fazer algo dentro da área de saúde que pudesse contribuir com o bem-estar da população”, conta.
Além disso, Tokarski ressalta que o negócio é também sustentável na área de meio ambiente. A rede conta com o projeto Descarte Inteligente, que inclui nas lojas da rede um ponto de descarte para a destinação correta dos medicamentos vencidos ou inutilizados. Desde 2011, quando começou, o programa já recolheu mais de cinco toneladas de medicamentos.
Ouça a rádio de Minas