Negócios

Farmácia Artesanal mantém plano para abrir 22 unidades em Minas nos próximos dois anos

Farmácia Artesanal mantém plano para abrir 22 unidades em Minas nos próximos dois anos
Rede, que passou a operar com franquias há três anos, mantém plano de inaugurar 50 unidades no Brasil/João Augusto/Divulgação

A Farmácia Artesanal, rede focada nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, vai ampliar a sua atuação em Minas Gerais no formato de franquias. Atualmente com cinco unidades da marca em Belo Horizonte e uma em Contagem, o Estado representa cerca de 22% do faturamento da rede. A previsão é ter mais 25 unidades no prazo de dois anos, principalmente na região do Triângulo Mineiro e na Grande BH, mas cidades como Governador Valadares e Montes Claros também estão sendo estudadas.

Dessa forma, Minas abarca metade das 50 lojas previstas no plano de expansão para o País neste período. A ideia é ainda transformar uma das lojas já existentes em Belo Horizonte em uma megafranquia para ser o suporte das franquias mineiras. No mercado há 37 anos e em Minas há 30, a marca implementou o formato de franquias há três anos e meio justamente para viabilizar esta ampliação.

“Antes de franquear, não conseguimos crescer organicamente e estávamos localizados em estados específicos. Sempre tivemos uma demanda muito grande por franquias. E segundo a própria ABF, as empresas de franquias têm 85% de chances de dar certo porque é melhor para o franqueado ter este modelo de negócio pronto do que começar uma empresa do zero”, explica o presidente da Farmácia Artesanal, Evandro Tokarski.

É que além de uma marca consolidada, a rede oferece ao franqueado treinamento, o projeto da loja e do laboratório e o acompanhamento e consultoria para o negócio. No Brasil, já são 24 franquias e 22 lojas próprias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O investimento por franquia é em torno de R$ 400 mil, com prazo de retorno de 24 a 28 meses. Há ainda outra possibilidade de investimento, o modelo de franquia de conversão, no qual o empresário que já tem um negócio pode mudar a sua bandeira para a da Farmácia Artesanal. Neste caso, o montante aplicado é de R$ 100 mil a R$ 120 mil, com prazo de retorno de cerca de 18 meses.

Com um crescimento de 20% ao ano, a previsão é superar esta média de crescimento e chegar aos 30% a partir da ampliação por franquias. No ano passado, o faturamento da rede foi de R$ 70 milhões.

Conceito – O posicionamento da marca está diretamente ligada às experiências pessoais de seu criador, Evandro Tokarski. “O nosso posicionamento é voltado para o compromisso com o bem-estar, que vai além de cuidar só do corpo, mas também da alma e da mente. Isso é um sonho meu desde criança. Eu tive paralisia infantil aos 2 anos, então, sempre tive muito contato com a área médica. Hoje, sou cadeirante, e meu objetivo desde sempre foi buscar qualidade de vida não só para mim, mas para as pessoas que tanto fizeram por mim. Me apaixonei por isso, pelo ir e vir, e quis fazer algo dentro da área de saúde que pudesse contribuir com o bem-estar da população”, conta.

Além disso, Tokarski ressalta que o negócio é também sustentável na área de meio ambiente. A rede conta com o projeto Descarte Inteligente, que inclui nas lojas da rede um ponto de descarte para a destinação correta dos medicamentos vencidos ou inutilizados. Desde 2011, quando começou, o programa já recolheu mais de cinco toneladas de medicamentos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas