Negócios

Fassa Bortolo fará novo aporte na RMBH

Empresa vai expandir a planta localizada em Matozinhos, elevando a capacidade de produção entre 25% a 30%
Fassa Bortolo fará novo aporte na RMBH
A unidade mineira da Fassa Bortolo, primeira fora da Europa, tem capacidade para produzir 300 mil toneladas ao ano | Crédito: Divulgação

Completando um ano de operação em Minas Gerais, a Fassa Bortolo, empresa italiana de argamassas, vai expandir a planta localizada em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os aportes na ampliação, que devem ficar em pelo menos 10% do valor total aplicado na construção da unidade – valor que ficou acima de R$ 200 milhões -, serão voltados para o aumento da capacidade de armazenamento, que será duplicada, área de expedição, e para a aquisição e instalação de um novo equipamento que irá ampliar a capacidade de produção entre 25% a 30%.

A unidade mineira da Fassa Bortolo, primeira fora da Europa, tem capacidade para produzir 300 mil toneladas ao ano. A empresa já opera em dois turnos e pretende iniciar o terceiro até o final de 2022. Ao todo, são 28 produtos fabricados entre argamassas e rejuntes, para diversas aplicações.

O procurador administrativo, de marketing e relações institucionais da Fassa no Brasil, Ivan Aliberti, explica que a ampliação é resultado da qualidade e boa aceitação dos produtos no mercado. A estimativa é de que as obras sejam iniciadas em outubro e o processo concluído no início de 2023.

“Desde quando começamos a construir a fábrica, deixamos espaço planejado para ampliação. A gente achava que demoraria um pouco mais, mas, devido à aceitação do nosso produto, já decidimos e estamos projetando a ampliação da parte de armazéns da fábrica, que será dobrado. Além disso, já fizemos pedido de um novo equipamento, um grande misturador, que servirá para aumentar a produção entre 25% e 30% e garantir a continuidade da produção.”

O valor do investimento ainda não foi fechado, pois a empresa está elaborando o orçamento. Mas, segundo Aliberti, o aporte deve ser de, no mínimo, mais de 10% do valor total aplicado na construção da unidade, algo que ficou acima de R$ 200 milhões.

“A obra começa em outubro e esperamos concluir até o final do ano e início de 2023, o ritmo vai depender das chuvas, que começam agora”.

A obra de expansão foi antecipada devido à boa demanda do mercado, que aceitou bem os produtos da Fassa.

“Está dando muito certo, a produção começou há um ano e em julho dobramos o turno de produção. Estamos trabalhando em dois turnos e atingimos, basicamente, de 60% a 70% da capacidade instalada. Podemos aumentar mais um turno, chegando a três e estamos planejando para que isso aconteça até o final do ano”.

Em relação ao faturamento, cujo valor não é revelado, todos os meses é registrado um incremento médio de 15% a 20%. “Basicamente, de janeiro a setembro, nosso faturamento foi quintuplicado”.

Além das argamassas vendidas em sacos, a Fassa Bortolo também tem trabalhado com o sistema de silos, que é composto por equipamentos que permitem o transporte a granel da argamassa, o que gera economia com a logística, e aumenta a produtividade.

“Lançamos o sistema de silos e, em menos de um ano, já temos mais de 70 posicionados. O mercado mineiro está entendendo e querendo mudar para opções que oferecem mais qualidade e produtividade. Além de ser mais competitivo, o sistema gera menor impacto ambiental, já que não existem embalagens para descarte”.

Aliberti: ampliação é resultado da boa aceitação da marca | Crédito: Divulgação

Arena MRV

Um dos fatores que contribuíram para o crescimento da marca Fassa Bortolo em Minas Gerais foi a parceria realizada junto à Arena MRV, firmada em setembro de 2021. A construção da Arena está sendo feita com os produtos da empresa, o que gerou maior visibilidade.

“Somos os fornecedores exclusivos de argamassas e rejuntes para a maior obra de construção civil privada do Estado. Isso ajudou a divulgar nossa marca e a mostrar a qualidade diferenciada e adaptada ao mercado local”, disse o procurador administrativo, de marketing e relações institucionais da Fassa no Brasil, Ivan Aliberti.

Com os resultados positivos, a Fassa Bortolo, na próxima segunda, vai firmar uma nova parceria com a Arena MRV. Na negociação está incluída a aquisição de um camarote para ações com clientes no estádio durante os jogos. Também está prevista a participação em alguns eventos previstos no período de inauguração da Arena e o direito de expor a marca em locais determinados do estádio.

“Paralelamente, estamos perto de fechar parcerias com novas instituições que representam o mercado da construção de Minas Gerais”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas