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Faturamento da Dotz chega a R$ 135,7 milhões

Faturamento da Dotz chega a R$ 135,7 milhões
Araujo: números são resultado de uma aposta bem-sucedida | Crédito: Cauê Diniz

Pioneira no mercado de fidelidade por coalizão no Brasil, a Dotz tem presença consolidada no segmento de loyalty, com uma base de mais de 52 milhões de clientes cadastrados em todo o País. Os resultados da primeira metade do ano mostram que a diversificação de canais e a abertura de capital feita no ano passado deram resultados.

No primeiro semestre, a plataforma registrou um faturamento de R$ 135,7 milhões. Só no segundo trimestre do ano (2T22), o valor chegou aos R$ 64,1 milhões. O crescimento foi de 27% na comparação 1S22 x 1S21 e 14% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O Arpu (receita média por usuário) subiu dos R$ 24,0 no segundo trimestre de 2021 para R$ 37,9 no mesmo período de 2022, um aumento de 58%.

De acordo com o CFO da Dotz, Otávio Araujo, os números são resultado de uma aposta bem-sucedida da companhia de cross-sell entre os diferentes pilares do negócio: loyalty, marketplace e techfin.

“Na medida em que fomos consolidando esse modelo de loyalty, alguns ativos foram sendo construídos, como uma base de clientes muito grande de clientes – quase 53 milhões – que geram dados muito ricos. Temos uma marca conhecida e alta penetração. Estamos presente na jornada de consumo dos clientes. E começamos a pensar em como podíamos acelerar o nosso processo de monetização. O Cross-sell significa pegar essa base e fazer o cliente do loyalty consumir outros produtos Dotz, como no nosso marketplace digital e os produtos financeiros. Isso foi desenhado em 2018. Começamos a executar a estratégia e o principal foco dela é o aumento da receita média por clientes. Desde o IPO, em maio de 2021, crescemos 60%, gerando o aumento de faturamento e a representatividade dos novos negócios, que cresceu de 16% para 20%”, explica Araujo.

Na unidade de loyalty, a Dotz investiu na expansão do número de parceiros físicos em diversas cidades do País. Somente o Gross Market Value (GMV) ou Volume Bruto Transacionado em novos parceiros supermercadistas chegou a R$ 8 bi, no período, sendo que no varejo alimentar como um todo, o valor foi de R$ 16 bi de GMV. Nas parcerias regionais, destacam-se as ações promocionais com mais de 50 indústrias ativas, possibilitando oferta de mecânicas mais atrativas para a base de clientes.

Para além das tradicionais parcerias, a empresa investiu em expandir seu portfólio em setores que são relativamente novos para o mercado de fidelização, como, por exemplo, Nielsen IQ (pesquisa) e HM Engenharia (construção civil). Além disso, expandiu parceria com a telefônica Vivo, ao oferecer um plano de dados e telefonia exclusivo, que já conta com mais de 40 mil assinaturas.

“Levamos para o varejista ferramentas de alavancagem de vendas tanto quando a economia vai bem, como para quando existe crise. E quanto mais concorrência existe, mais relevantes somos para o negócio do parceiro. Esse ano, já fechamos novas parcerias no varejo físico que trouxeram um milhão de novos clientes. Em relação a serviços financeiros, fizemos a aquisição da Noverde. Construímos uma conta digital completa. Lançamos dois cartões com Banco do Brasil e com o BV”, destaca.

Houve aumento também na opção de trocar Dotz por dinheiro (cashback) na Conta Digital Dotz. Essa ação, que representava 27,0% dos resgates no 2T21, passou a marca de 36,9% no 2T22. Juntos, os resgates no PDV e na conversão em dinheiro foram responsáveis por 84,4% do volume de trocas, no segundo trimestre, ou seja, os consumidores estão utilizando a “moeda Dotz” como uma opção para melhorar o orçamento. No 2T22, a Conta Digital Dotz ainda atingiu 3,4 milhões de downloads e 1,3 milhão de cadastros, representando um crescimento duas vezes maior em relação ao 2T21.O volume de clientes transacionando cresceu 90% no 2T22 versus 2T21 e que o volume transacionado nestas contas foi duas vezes superior ao mesmo período do ano passado.

“Na crise, como somos um dinheiro adicional, a gente vê os clientes trocando ainda mais e utilizando o cashback como uma oportunidade de ter dinheiro vivo na mão. E para os nossos parceiros podemos assumir o papel de controladores de dados, atenuando a carga de responsabilidade deles diante da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Nos organizamos muito cedo para operar dentro da Lei, que acabou gerando mais uma oportunidade para nós. Assumimos a figura do controlador dos dados – o responsável que tudo vai ser feito de maneira correta – para aqueles nossos clientes que não querem ser controladores”, completa o CFO da Dotz.

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