Faturamento da Dotz cresceu 22% em 2022, totalizando R$ 290 milhões no período

A plataforma de benefícios Dotz anunciou os resultados financeiros do 4º trimestre de 2022 (4T22) com um crescimento anual de 21,5% no faturamento total da empresa, que atingiu R$ 289,7 milhões em 2022. Destaque para contribuição positiva dos segmentos de Loyalty, que aumentou 20%, e TechFin, com alta de 63% – evolução que recebeu impulso com a compra da Noverde, gerando R$ 13,6 milhões de impacto nesse resultado em apenas 5 meses. O que concretizou a estratégia de evolução da empresa, passando de um programa de fidelidade para uma plataforma de engajamento completa.
O lucro bruto da companhia totalizou R$ 124,3 milhões no ano, um crescimento de 12,7% em relação a 2021, e a receita líquida, antes de resgates, aumentou 22,5% na mesma comparação. “A sólida margem bruta de 44%, a posição de caixa relevante e os movimentos realizados para readequação de investimentos nos colocam numa posição confortável para realizar o breakeven em 2023”, explica o CEO da Dotz, Roberto Chade.
O executivo destaca que, ao final de 2022, a companhia alcançou 54,2 milhões de clientes cadastrados em sua base e isso reforça o diferencial de custo de aquisição negativo, “que aliado à nossa rede de parceiros, omnicanalidade, marca e moeda forte, produz todos os elementos necessários para a monetização serial. Logo, o faturamento médio por usuário também cresce, atingindo o patamar de R$ 37,7 em dezembro de 2022, 23% maior que no mesmo período do ano anterior”, afirma Chade.
No segmento de Loyalty, a empresa conquistou sete novas parcerias em 2022, atingindo um valor R$ 18,8 bilhões em GMV (Gross Market Value) ou Volume Bruto Transacionado potencial no Varejo. Esse indicador, capturado na plataforma GDO (Ganhe Dotz Online), área de marketplace da companhia, atingiu R$ 305,9 milhões no ano. Valor que teve retração de 10%, mas foi parcialmente compensado pelo crescimento do take rate, ou taxa de serviço, impulsionado pela maior diversificação da base de parceiros na plataforma GDO, de 8,1%.
Em TechFin, o maior destaque foi a aquisição da Noverde, concretizada ainda no 3T22. Desde a aquisição (ago/22) foram originados R$ 100 milhões em créditos e 33 mil contratos, sendo 30% originado na base de clientes Dotz.
“Criamos o mercado de Loyalty de coalizão no Brasil e, agora, estamos criando uma plataforma de engajamento por meio da fidelização, ainda inédita no mercado, de B2B2C para B2C2B. O que traz mais oportunidades e vantagens”, conclui o CEO.
Ouça a rádio de Minas