Varejo digital de Minas Gerais fatura R$ 347 milhões em 2023

As pequenas e médias empresas (PMEs) de varejo digital em Minas Gerais faturaram R$ 347 milhões em 2023. O desempenho representa aumento de 20% sobre o apurado no ano anterior. No ano foram vendidos 4,7 milhões de produtos, superando a quantidade de 2022 em 12%.
Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, líder na América Latina.
Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas on-line faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023. O valor é 22% maior que o atingido em 2022. No ano, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%.
Parte do resultado se deve às vendas da Black Friday, período em que as PMEs de todo o País apuraram maior volume de vendas e atingiram faturamento da ordem de R$ 163,5 milhões, montante 45% superior à mesma época de 2022.
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Além disso, na avaliação da gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, Marcela Orlandi, em 2023, as PMEs do varejo on-line também souberam aproveitar estrategicamente as movimentações do mercado em relação a lançamentos de filmes, como Barbie, e shows internacionais, como Taylor Swift.
“Eventos e tendências de consumo como estes impactam a economia e são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações fundamentais para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online”, diz.
No Estado, o ticket médio por compra foi de R$ 237. Nos segmentos, destaque para moda (R$ 168,5 milhões), acessórios (R$ 18 milhões) e saúde & beleza (R$ 16 milhões).
*Estagiária sob supervisão da edição
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