Negócios

FDC e Canto da Rua recebem prêmio internacional

Honraria ocorreu na categoria de Desenvolvimento Organizacional do Excellence in Practice Award da EFMD (European Foundation for Management Development). Confira também outros destaques dos Negócios
FDC e Canto da Rua recebem prêmio internacional
Crédito: Divulgação EFMD

O projeto Canto da Rua e a Fundação Dom Cabral (FDC) receberam, no dia 2 de outubro, em Londres, a prata na categoria de Desenvolvimento Organizacional do Excellence in Practice Award da EFMD (European Foundation for Management Development), que avalia em todo o mundo, projetos de escolas de negócios que geram transformação em organizações. Estiveram presentes a professora da FDC Maria Elisa Brandão, que conduziu o processo deste caso, e a irmã Cristina Bove, do Canto da Rua.

O caso vencedor apresentou como foi a elaboração do planejamento para o Canto da Rua, que atua junto à população em situação de rua na cidade de Belo Horizonte. O planejamento, por meio da metodologia “Estratégia Aberta”, envolveu colaboradores e agentes internos e externos, como investidores, público beneficiado, parceiros de negócios, universidades e centros de pesquisa.

O Canto da Rua, coordenado pela Pastoral Nacional do Povo da Rua, nasceu durante a pandemia da Covid-19, para assistir à população em situação de rua de Belo Horizonte, e funcionava de forma emergencial. Mas, de agosto a novembro de 2022, o Canto da Rua, com o apoio da FDC por meio do programa Pilaris, empreendeu a construção de um planejamento para aprimorar o funcionamento permanente. A intenção era articular ações organizadas, com clareza e transparência diante dos atuais e futuros doadores, e garantir que a população de rua fosse protagonista da ação.

Veja, a seguir, outros destaques dos Negócios:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Brasil é escolhido o país parceiro da Hannover Messe 2026

O Brasil será o principal parceiro de negócios da maior feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe, na edição de 2026, na Alemanha. O anúncio foi feito pelos governos brasileiro e alemão no último dia 23 de setembro, durante a 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que aconteceu em Wolfsburg.

A Hannover Messe é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria e se posiciona como um direcionador de tendências e tecnologias para o segmento industrial e a escolha do Brasil destaca a importância do país no cenário global de inovações e tecnologias industriais, além de ser resultado de um trabalho liderado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) durante sua participação na feira, em abril deste ano.

Na ocasião, a Fiemg organizou uma missão à Hannover Messe e, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou de uma reunião com o diretor de Relações Internacionais da Hannover Messe, Marco Siebert, onde foram reforçadas as tratativas que possibilitaram a escolha do Brasil como primeiro país da América do Sul a ser o principal parceiro da feira.

Aperam BioEnergia recebe Selo de Sustentabilidade

A Aperam BioEnergia, por meio de seu programa inovador Raízes do Vale, celebrou esta semana uma conquista significativa e inédita ao se tornar a primeira empresa a receber o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais.

Este reconhecimento, entregue durante o evento Imersão Indústria, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), destaca a importância do programa na promoção da agricultura familiar sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha.

O Programa Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fiemg e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa acompanhar e reconhecer ações, projetos realizados e resultados alcançados por iniciativas das empresas (que não se caracterizem como obrigação legal ou condicionante de qualquer certificação).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas