FDC e Canto da Rua recebem prêmio internacional

O projeto Canto da Rua e a Fundação Dom Cabral (FDC) receberam, no dia 2 de outubro, em Londres, a prata na categoria de Desenvolvimento Organizacional do Excellence in Practice Award da EFMD (European Foundation for Management Development), que avalia em todo o mundo, projetos de escolas de negócios que geram transformação em organizações. Estiveram presentes a professora da FDC Maria Elisa Brandão, que conduziu o processo deste caso, e a irmã Cristina Bove, do Canto da Rua.
O caso vencedor apresentou como foi a elaboração do planejamento para o Canto da Rua, que atua junto à população em situação de rua na cidade de Belo Horizonte. O planejamento, por meio da metodologia “Estratégia Aberta”, envolveu colaboradores e agentes internos e externos, como investidores, público beneficiado, parceiros de negócios, universidades e centros de pesquisa.
O Canto da Rua, coordenado pela Pastoral Nacional do Povo da Rua, nasceu durante a pandemia da Covid-19, para assistir à população em situação de rua de Belo Horizonte, e funcionava de forma emergencial. Mas, de agosto a novembro de 2022, o Canto da Rua, com o apoio da FDC por meio do programa Pilaris, empreendeu a construção de um planejamento para aprimorar o funcionamento permanente. A intenção era articular ações organizadas, com clareza e transparência diante dos atuais e futuros doadores, e garantir que a população de rua fosse protagonista da ação.
Veja, a seguir, outros destaques dos Negócios:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Brasil é escolhido o país parceiro da Hannover Messe 2026
O Brasil será o principal parceiro de negócios da maior feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe, na edição de 2026, na Alemanha. O anúncio foi feito pelos governos brasileiro e alemão no último dia 23 de setembro, durante a 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que aconteceu em Wolfsburg.
A Hannover Messe é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria e se posiciona como um direcionador de tendências e tecnologias para o segmento industrial e a escolha do Brasil destaca a importância do país no cenário global de inovações e tecnologias industriais, além de ser resultado de um trabalho liderado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) durante sua participação na feira, em abril deste ano.
Na ocasião, a Fiemg organizou uma missão à Hannover Messe e, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou de uma reunião com o diretor de Relações Internacionais da Hannover Messe, Marco Siebert, onde foram reforçadas as tratativas que possibilitaram a escolha do Brasil como primeiro país da América do Sul a ser o principal parceiro da feira.
Aperam BioEnergia recebe Selo de Sustentabilidade
A Aperam BioEnergia, por meio de seu programa inovador Raízes do Vale, celebrou esta semana uma conquista significativa e inédita ao se tornar a primeira empresa a receber o Selo de Sustentabilidade do Programa Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais.
Este reconhecimento, entregue durante o evento Imersão Indústria, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), destaca a importância do programa na promoção da agricultura familiar sustentável e no fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades do Vale do Jequitinhonha.
O Programa Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fiemg e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), visa acompanhar e reconhecer ações, projetos realizados e resultados alcançados por iniciativas das empresas (que não se caracterizem como obrigação legal ou condicionante de qualquer certificação).
Ouça a rádio de Minas