Negócios

FDC desenvolve manual sobre como estruturar uma agenda de inovação

FDC desenvolve manual sobre como estruturar uma agenda de inovação
Fundação Dom Cabral | Crédito: Alisson J. Silva

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking 2020 do jornal britânico “Financial Times”, lança relatório executivo com 10 passos para estruturar e executar uma agenda completa de inovação nas empresas.

Em parceria com a consultoria Deloitte, o manual leva em conta experiências empíricas de inúmeros projetos realizados em empresas de grande e médio porte. O relatório também apresenta alguns pontos no processo de inovação que necessitam de atenção durante a sua implementação.

Considerando a realidade executiva brasileira, o material apresenta uma metodologia prática de como implementar inovação – fugindo do seu aspecto abstrato e às vezes difícil de mensurar. Por exemplo, explica a necessidade da criação de uma área responsável por inovação, que estrutura ela deve ter, a que métricas deve estar submetida, que perfil comportamental a equipe deve ter, entre outros.

“O perfil de colaborador que deve trabalhar com inovação é bem específico”, diz o professor da FDC responsável pelo relatório, Hugo Tadeu. “Somente cerca de 8% dos trabalhadores o tem.”

Não fazer um assessment correto dos funcionários que trabalham na área é apenas um dos erros que muitas empresas cometem nos departamentos de inovação. Outro aprendizado importante é a relação intrínseca entre a inovação e longevidade de um negócio. Por isso, muitas vezes, é necessário que uma companhia tenha um CEO exclusivo dedicado à inovação. “Neste caso, o executivo teria apenas metas de longo prazo: a maioria delas conectadas com inovação”, diz Tadeu.

Na prática – Por muito tempo, acreditou-se que bastava ter ideias geniais para inovar. A verdade é que a prática requer gestão, disciplina, estratégia, clareza, metas e as pessoas certas – assim como qualquer outro departamento de uma empresa. “Não existe uma receita”, diz Tadeu. “Mas há um caminho.” Acesse o link para baixar o material.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas