FDC e governo se unem em prol do desenvolvimento

A Fundação Dom Cabral (FDC) está entre as instituições parceiras na construção da Estratégia Brasil 2025-2050, que busca orientar o desenvolvimento nacional até 2050, mobilizando setores público, privado e sociedade civil. A iniciativa é liderada pela Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan) do Ministério do Planejamento e Orçamento e a Portaria nº 244 de 7 de agosto de 2024 estabelece os procedimentos e o prazo para a elaboração da proposta, que deve ser finalizada até 31 de julho de 2025.
A construção da Estratégia Brasil 2050 acontece em múltiplas etapas, que incluem eventos regionais para promover escutas locais e incentivam o diálogo entre diferentes setores da sociedade. De acordo com Virgínia de Ângelis, Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, “a Estratégia Brasil 2050 está sendo construída com ampla participação, colaboração e diálogo. Esse processo tem três objetivos principais: 1) definir uma visão de futuro coerente e agregadora; 2) mobilizar os diversos atores e setores que serão responsáveis pela implementação, pelo monitoramento e pela continuidade da Estratégia ao longo das próximas décadas; e 3) criar incentivos para sincronização dos planos setoriais e regionais, aumentando sua convergência rumo ao futuro desejado.”
Minas Gerais receberá o terceiro evento dos “Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2050”. O evento acontece na próxima sexta-feira (21), em Belo Horizonte, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), das 15h às 17h, reunindo representantes do setor público, privado, sociedade civil e academia para debater um plano de desenvolvimento de longo prazo para o País.
Convidada pelo ministério para contribuir com a iniciativa, a FDC se coloca à disposição para apoiar análises, definição de megatendências, construção de cenários e identificação de forças e fraquezas com foco na redução das desigualdades e no desenvolvimento sustentável do Brasil. Com uma trajetória consolidada na formação de gestores públicos e no desenvolvimento de lideranças, a FDC atua em áreas como planejamento estratégico e fortalecimento de equipes, sempre alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais. O presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista da Silva Junior, irá participar do painel com mais 10 representantes de diversos setores, com o objetivo de apontar até três desafios que não podem deixar de ser superados para a construção de um país melhor.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo Patrícia Becker, diretora de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, “queremos engajar nosso ecossistema vivo para contribuir com o País. É um projeto ambicioso e estamos empenhados nessa mobilização. Precisamos juntar esforços para construir futuros positivos. Um planejamento de Estado a longo prazo é uma ferramenta fundamental e coloca o país em um outro patamar para lidar com os grandes desafios estruturais e de gestão que temos no setor público”, afirma.
Ouça a rádio de Minas