FDC inaugura novo campus em São Paulo

A Fundação Dom Cabral (FDC), considerada uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo pelo ranking do “Financial Times”, sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai expandir a sua atuação em São Paulo com a inauguração de um novo campus na cidade.
A FDC investiu R$ 24 milhões em instalações exclusivas na Vila Olímpia, capital paulista, e triplicou a infraestrutura disponível no primeiro campus na região. A iniciativa simboliza um marco no ciclo estratégico e no processo de transformação que a escola iniciou há cinco anos.
O investimento de R$ 24 milhões deu origem a um edifício com nove andares, sete salas de aula – incluindo duas no formato anfiteatro e cinco salas planas – e uma estrutura moderna voltada para educação executiva, acadêmica e social. Ele tem, ainda, um andar corporativo de 450 m² que vai receber cerca de 70 colaboradores, parceiros e associados. Com capacidade para até 550 pessoas, os espaços foram projetados alinhados a iniciativas de sustentabilidade, como sistema de reuso de água, iluminação eficiente e soluções de acessibilidade, incluindo piso tátil, sinalização em braile, recursos sonoros nos elevadores e plataforma elevatória para acesso ao mezanino.
De acordo com o presidente executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior, presente na capital paulista há 17 anos, com o novo campus, a Fundação vai triplicar a infraestrutura disponível cidade, dando um passo estratégico na consolidação da missão escola de negócios na cidade mais rica do País.
“Esse é um prédio monousuário com vocação para a educação executiva. É o espaço mais premium em educação executiva disponível em São Paulo hoje, em um prédio inteligente e toda a parte de sustentabilidade incluída. Assim, triplicamos a nossa capacidade de atendimento em São Paulo, ampliando também a possibilidade de atendermos alunos estrangeiros no Brasil”, afirma Silva Junior.
Com o novo campus da FDC nasce também uma nova identidade visual. O projeto apresenta a sua nova estratégia de branding, conectada ao objetivo de acelerar as transformações que produzem resultados positivos por meio de uma visão de multi perspectivas e da coconstrução. O trabalho foi conduzido junto à consultoria global de branding da WPP, a Design Bridge and Partners.
“Digo sempre que uma escola influencia a comunidade e também é influenciada por ela. Estamos sempre atentos às transformações em curso no País e no mundo e constantemente adaptamos as estratégias da FDC, procurando estar na vanguarda para levar o melhor para a sociedade no nosso campo de atuação, que é a educação. Ao longo dos últimos anos, fizemos uma série de inovações, ampliando o nosso portfólio”, destaca.
Fundo de bolsas para educação
A terceira novidade anunciada foi o lançamento do fundo de bolsas para educação da Fundação Dom Cabral. O fundo, em parceria com a MRV e a Gerdau, nasce com um aporte inicial de R$ 20 milhões e realiza um sonho que vem dos tempos iniciais da Fundação. A iniciativa de criar um fundo de bolsas patrimonial, a exemplo dos já centenários fundos que existem na Europa e nos Estados Unidos, é pioneira no Brasil.
“Nossa ambição é fazer esse fundo crescer muito. A Fundação Dom Cabral já concedeu, nos últimos 20 anos, mais de 9 mil bolsas de estudo com recursos próprios, mas de maneira pulverizada. O objetivo com esse fundo é tornar essa prática perene e sustentável para termos uma tradição como os norte-americanos têm hoje, por exemplo. Para isso, queremos atrair mais parceiros para essa missão”, pontua.
Toda a transformação vivida pela FDC tem como base o Lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, é a capacidade de aprender e desenvolver habilidades continuamente. Esse modelo valoriza a educação como algo flexível e disponível a qualquer momento.
Na educação executiva foi criada uma série levando a inteligência artificial (IA) para a sala de aula. Também foram desenvolvidos um centro de agronegócios, um family business, uma plataforma de IA para lideranças sustentáveis e estão sendo criados um centro de geoeconomia e uma plataforma de programas digitais com mais de 600 horas de gravação de cursos de curta duração.
“Tudo isso procurando atender uma mega transformação que é a mudança demográfica. Estamos vivendo mais, portanto precisamos tratar do processo de aprendizado de longo prazo, cuidando do pré-carreira ao pós-carreira. São grandes transformações que a Fundação vem fazendo, com abertura de novos campos de pesquisa. Assim, passamos de um centro de desenvolvimento de executivos de empresas a um centro de desenvolvimento de líderes de organizações – empresariais, públicos e de organizações.”
A expectativa para 2026 é seguir investindo, inclusive na sede, em Nova Lima, e no campus de Belo Horizonte. Recentemente, em Minas, foi lançada a graduação em Administração, criado um novo doutorado profissional, a linha de mestrado foi ampliada e foi criada uma nova especialização on-line.
“Eu disse aqui que o espaço de São Paulo é um espaço mais premium da cidade de São para educação executiva. Eu faço questão de frisar da cidade de São Paulo e não do Brasil, porque esse espaço concorre com o nosso campus em Minas Gerais. Nova Lima é a nossa centralidade, onde nascemos, as nossas raízes são todas mineiras e a maior parte dos nossos participantes, alunos e empresas são, naturalmente, de Minas Gerais. A Fundação quer continuar sendo uma escola mineira, com um olhar brasileiro e com alcance internacional. Então, todas essas iniciativas que estamos lançando também são para Belo Horizonte e Nova Lima”, garante.
A promessa é expandir o portfólio de educação acadêmica. Além do curso de administração que já existe, lançar, em 2026, a graduação em economia, além de outros cursos que já estão no pipeline, mas ainda estão sob sigilo.
“Também estamos criando o Centro de Referência FDC Family Business. Mais de 3 mil famílias já passaram pela FDC e a grande maioria é mineira. Então, o campus será renovado e também vamos partir para um processo de expansão em Minas Gerais, mineiramente de maneira calma e escalonada, completa o presidente da FDC”.
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