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Fundação Dom Cabral fortalece internacionalização com Programa de Gestão Avançada

Instituição de ensino firmou parceria com o Insead para a criação de programa
Fundação Dom Cabral fortalece internacionalização com Programa de Gestão Avançada
O objetivo do programa, segundo Viviane Barreto, é que os líderes saibam orientar suas equipes para se anteciparem à crescente complexidade do mundo dos negócios | Foto: Divulgação FDC

Com reconhecimento internacional, a Fundação Dom Cabral (FDC), com sede em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em 1990 firmou uma parceria com o Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), de origem francesa. A união das duas escolas deu origem ao Programa de Gestão Avançada (PGA).

O programa é dedicado a líderes de organizações nacionais e multinacionais, privadas e públicas, que se reúnem para se preparar para lidar com desafios presentes e futuros. O objetivo, segundo a diretora de Relações Internacionais da FDC, Viviane Barreto, é que esses líderes saibam orientar suas equipes para se anteciparem à crescente complexidade do mundo dos negócios, impactado pela revolução das tecnologias digitais, pela dinâmica da economia global e pela volatilidade do comportamento dos mercados.

“Éramos ainda uma escola pequena, com apenas 15 anos, mas com ampla visão de futuro. O Insead percebeu uma capacidade de mobilização e realização na FDC. Com a parceria, eles ganharam visibilidade e uma janela de conhecimento na América Latina, e nós começamos um processo de internacionalização, levando o nosso nome e apresentando a experiência de gestão brasileira para o mundo”, explica Viviane Barreto.

O PGA nasceu a partir do Centro de Tecnologia Empresarial (CTE), formado por grandes e médias empresas, com o objetivo de melhorar a gestão por meio da formação de executivos que pudessem apoiar as companhias a se prepararem para um ambiente mais competitivo, que já se anunciava com a abertura da economia brasileira.

A primeira turma do PGA foi composta por executivos dessas empresas. O objetivo era desenvolver nos participantes a capacidade de lidar com um ambiente de incerteza, no qual o protecionismo começava a desaparecer e a competitividade internacional aumentava.

“O programa seguiu e fortaleceu, cada vez mais, a interação entre os professores das instituições. O aprendizado entre elas sempre foi muito importante. Mais de mil executivos dos três setores já passaram pelo PGA. O programa é um convite ao desenvolvimento coletivo e a uma reflexão sobre o papel de cada um na sociedade. Ele se revigora a cada ano, sempre conectado aos desafios do momento, desenvolvendo uma estratégia ampliada e contribuindo para uma sociedade melhor.”

O PGA é composto por três módulos, sendo um na França e dois no Brasil. O conteúdo aborda os seguintes temas:

  • O futuro do capitalismo;
  • Megatrends – economia;
  • Megatrends – estratégia, tecnologias e cenários;
  • Coaching for Personal Growth (treinamento para crescimento pessoal);
  • Como inovam as empresas inovadoras;
  • Inteligência Artificial e tecnologias emergentes;
  • Modelos de negócios para o futuro;
  • Como conduzir a ação que transforma?;
  • Future of Business Excellence (futuro da excelência empresarial);
  • Fair Process Leadership Decision Making (liderança de processo justo e tomada de decisão);
  • Internationalization and Innovation (internacionalização e inovação);
  • Fair Process Leadership (liderança de processos justos);
  • Managing Business Portfolio and Scope of the Firm (gestão do portfólio de negócios e do escopo da empresa);
  • Managing Non-Organic Growth and M&As (crescimento não orgânico e fusões e aquisições);
  • Cross Cultural Dynamics (dinâmica intercultural);
  • Management Innovation (inovação em gestão);
  • Digital Innovation (inovação digital);
  • Innovation and Sustainability (inovação e sustentabilidade);
  • Customer Centricity in the Digital Age (centralidade no cliente na era digital);
  • Thriving in the Subscription Economy (prosperando na economia de assinatura);
  • Virtual Reality Strategy Case (caso de estratégia de realidade virtual);
  • Defining your Leadership Agenda (definindo sua agenda de liderança).

“O desempenho das empresas brasileiras chama a atenção do mundo. O Insead inscreve casos de companhias brasileiras e os utiliza em seus cursos. Os professores do Insead vêm à FDC para dar aulas nos MBAs. As alianças permanecem por meio das conexões pessoais. É muito importante manter isso vivo, além da constante preocupação em garantir a qualidade do que é oferecido pela parceria e em ser financeiramente viável para o participante. Para alcançarmos mais pessoas e termos um impacto verdadeiro, oferecemos bolsas. Temos discutido muito o papel do líder diante dos grandes desafios da humanidade e como isso impacta a empresa, conciliando performance e progresso. Trabalhamos uma linha de formação de líderes voltada para a construção de um futuro positivo, sustentável e inclusivo”, completa a diretora de Relações Internacionais da FDC.

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