Negócios

FDC lança metodologia integrada ao mercado para os cursos de Administração e Economia

Iniciativa integra cursos de Administração e Economia e estrutura jornada prática de criação, incubação e aceleração de negócios
FDC lança metodologia integrada ao mercado para os cursos de Administração e Economia
Fachada Fundação Dom Cabral | Foto: FDC

A Fundação Dom Cabral (FDC) lançou o Hub de Empreendedorismo na Graduação e, com isso, integrou os cursos de Administração e Economia a uma jornada prática de criação, incubação e aceleração de negócios. A iniciativa é desenvolvida em parceria com Órbi ICT, RAJA Hub e FDC Angels e, além de reforçar a formação empreendedora, amplia o estímulo à inovação e à criação de negócios de impacto.

Na prática, o hub passa a funcionar como eixo do ecossistema empreendedor da graduação da instituição, ao conectar estudantes a mentores, investidores e parceiros estratégicos. Ao mesmo tempo, a proposta amplia a aplicação prática do conhecimento acadêmico em desafios concretos do mercado e da sociedade.

O modelo é desenhado a partir de benchmarking internacional e, simultaneamente, da experiência de empreendedores e investidores, além da articulação com o Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral.

Leia também: FDC leva programa de formação de lideranças amazônicas à COP30

Segundo a professora e coordenadora da graduação em Administração da Fundação Dom Cabral, Helena Belintani Shigaki, o hub estrutura o início da jornada empreendedora dos alunos. “O hub nasce como eixo do ecossistema empreendedor da graduação da FDC e apoia o início da jornada empreendedora dos estudantes”, diz.

Segundo ela, a iniciativa oferece conhecimento técnico, mentoria qualificada, experimentação prática e conexões estratégicas com o ecossistema da instituição, que tem forte articulação com o mercado.

Na avaliação da diretora de Educação do Órbi ICT, Sabrina Oliveira, a parceria reforça a atuação da instituição no posicionamento do Brasil como polo de inovação no Sul Global. “O Órbi exerce papel estratégico ao aportar metodologias orientadas ao empreendedorismo e à inovação aberta”, afirma.

Para Sabrina, essa atuação viabiliza o alinhamento entre teoria e prática e permite o desenvolvimento de projetos conectados às demandas reais do mercado, à geração de valor para parceiros e à promoção de impacto territorial sustentável.

Desde o primeiro semestre, o Hub de Empreendedorismo já integra a experiência formativa dos alunos de graduação da FDC e, nesse sentido, amplia o contato com práticas empreendedoras. A jornada é organizada em três etapas e contempla diferentes níveis de maturidade dos projetos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas