FDC lança portfólio com soluções para tempos desafiadores

10 de julho de 2020 às 0h15

img
Vamos, juntos, encontrar alternativas para superar este momento, afirma Antonio Batista | Crédito: Divulgação/FDC

A mais grave pandemia do século XXI fez emergir e submergir negócios na mesma velocidade da propagação do vírus. Como captar mais valor nesse período em que o mundo tem que reaprender a viver?

As respostas para esse e outros desafios do novo normal para organizações, executivos e gestores públicos foram investigadas pela Fundação Dom Cabral (FDC), 9ª melhor escola de negócios do mundo, segundo ranking do Financial Times – edição 2020. Reunidas, as soluções compõem o novo portfólio da FDC, que acaba de chegar ao mercado.

Nos últimos dois meses, as equipes da FDC realizaram escutas com executivos de todos os setores produtivos e gestores públicos de várias partes do Brasil. O objetivo era identificar como a FDC poderia contribuir para que organizações e lideranças atravessassem o momento de maior criticidade de suas vidas e carreiras.

Ao todo são 30 soluções educacionais, que podem ser feitas 100% on-line ou no modelo híbrido, dependendo dos protocolos de cada região do Brasil.

“As empresas querem redesenhar suas estratégias, ressignificar seus espaços, utilizar o digital para crescer, aumentar produtividade com escassez de recursos, entender seu papel social, além de engajar e liderar seus times considerando o distanciamento e suas consequências em seus mercados e negócios. E as pessoas se sentem `infoxicadas´ e inseguras, porque já viram que as competências que possuem precisam ser ajustadas para este novo mundo”, explica a diretora de marketing e comunicação corporativa da FDC, Aléxia Duffles, citando exemplos do que foi considerado nesse novo portfólio.

A escola de educação executiva tem consciência do seu papel para a construção de alternativas que viabilizem ambientes de negócios prósperos para a promoção de desenvolvimento econômico e bem-estar social. Não é a primeira vez que a FDC se mobiliza e coloca sua expertise para apoiar o Brasil em momentos desafiadores.

No fim da década de 80, por exemplo, quando a indústria nacional encontrou os desafios da abertura econômica, a FDC cocriou o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE) com empresas de grande porte que buscavam se capacitar para enfrentar a competição com as empresas e produtos internacionais.

Alguns anos depois, em 1992, procurada por lideranças empresariais para estruturar a gestão e apoiar a interlocução com movimentos sindicais, a FDC criou o Paex, que se consolidou ao longo do tempo e se constitui como a maior rede de parceria entre empresas de médio porte do Brasil.

“Mais do que nunca é hora de colocar a expertise, o conhecimento, especialistas e professores da Fundação Dom Cabral junto dos executivos, executivas, gestores e gestoras públicas, que nos últimos 44 anos construíram essa escola e ajudaram a levar o nome do Brasil para o mundo. Vamos, juntos, encontrar alternativas para superar este momento nos tornando melhores, mais fortes, criativos e resilientes para construir o ambiente de negócios que o nosso País precisa para evoluir e prosperar”, analisa o Presidente Executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior. Principais desafios mapeados e investigados pela FDC:

• Como organizar a minha empresa para dar o próximo passo?
• Qual a função social da minha empresa na crise e depois dela?
• Como o digital pode ajudar a alavancar meu negócio?
• Quais as competências preciso desenvolver para essa nova realidade?
• Como cuidar da governança em um novo contexto?
• Meu setor está se transformando profundamente: como me manter atualizado?
• Como liderar, engajar e orquestrar mudanças que já estão acontecendo e vieram para ficar?
• Produtividade e escassez de recursos: como fazer gestão em um cenário de crise?
• Como filtrar a infoxicação?

Abaixo, os principais exemplos que compõem o novo portfólio da FDC:

Next – solução B2B 100% on-line, desenvolvida para dar suporte na execução de negócios e gerar resultados rápidos dentro da organização nesse novo cenário, além de focar no plano de retomada em formato de jornadas: Next Gestão Estratégica, Next Gestão de Pessoas e Next Mercado e Cadeia de Suprimentos constituindo jornadas completas, ou a organização pode escolher a jornada que lhe é mais interessante para o seu momento e fazê-la de forma independente. É voltada a líderes e equipes estratégicas, responsáveis por implementar mudanças na organização. Entre as principais áreas envolvidas estão: Recursos Humanos, Estratégia, Logística, Finanças, Produção, Marketing e Negócios.

Trekker – serviço altamente customizado com foco no cliente – pessoas em diferentes momentos da vida, que buscam encontrar o melhor caminho na direção dos seus objetivos pessoais e profissionais. Uma jornada de desenvolvimento para ampliar a consciência, elevar o desempenho e adquirir as competências necessárias para os dias de hoje. São quatro opções, adequadas à realidade dos profissionais: Trekker Jornada C-Level, Trekker Jornada do Conselheiro, Percurso Trekker 60+ e Percurso Trekker Profissionais e Gestores. As opções são voltadas para executivos seniores de empresas públicas e privadas e organizações sem fins lucrativos, para quem é ou quer se tornar conselheiro e precisa atuar com liderança e para profissionais que chegaram a um momento em que a aposentadoria é a oportunidade para um novo ciclo de carreira.

Parceiros para a Excelência (Paex) – solução educacional com foco no aumento da competitividade e elevação dos resultados para empresas que querem crescer por meio de transferência de conhecimento. Com metodologia dinâmica, que se reformula o tempo todo para estar à frente das tendências, promove um intercâmbio altamente qualificado de experiências e uma construção gradativa e continuada de conhecimento. Muito mais que implementar ferramentas gerenciais e estratégicas, o Paex forma equipes de alta performance para obter o máximo dos resultados. É voltado a empresas que necessitam melhorar seu modelo de gestão empresarial e gerenciar seus resultados de maneira mais integrada nos campos da estratégia, marketing e vendas, pessoas, finanças, logística e operações e também em outros temas da gestão, ao longo de um processo continuado de desenvolvimento.

Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC) – os desafios para os Conselheiros aumentaram exponencialmente e os Conselhos de Administração terão papel decisivo agora e pós-pandemia. Será fundamental consolidar posição no mercado, preservar e avançar os negócios no curto prazo sem perder a visão de longo prazo, debater a governança, preservar os colaboradores e a cadeia de valor do sistema, além de criar de uma agenda inovadora. Neste contexto, o PDC se torna mais relevante do que nunca, pois revela e potencializa o universo dos Conselhos por meio de governança, estratégia e finanças. Além disso, estimula a reflexão e a aplicação prática em um ambiente propício para a formação de uma rede de contatos selecionada, forte e duradoura em prol de resultados.

Executive MBA – reúne participantes com experiência executiva para aprofundarem seus conhecimentos sobre gestão empresarial contemporânea, por meio de temas estratégicos e ferramentas que desenvolvem o pensamento crítico e a visão sistêmica do ambiente global de negócios. Em formato híbrido – combinando presencial com on-line – o programa prepara executivos para serem agentes de mudanças, líderes visionários, com propósito, foco em resultados e inspiradores. Tem padrão e reconhecimento internacionais: AMBA – The Association of MBAs e Equis – European Quality Improvement System.

Especialização em gestão de negócios – programa que contribui para o crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico em gestão. O conhecimento sólido dos negócios e do mercado forma líderes transformadores, desenvolve estratégias baseadas nos desafios e incertezas atuais e prepara o participante para atuar de forma antecipada no novo contexto mundial. Amplia as competências em negociação para que todos possam crescer juntos, alinhando troca de experiência, capacidade crítica e visão global para entender os impactos das suas decisões agora e no futuro.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail