Negócios

FDC oferece capacitação para instituições de apoio a idosos

O programa é composto por sete módulos; cada um deles consiste em três encontros on-line de duas horas
FDC oferece capacitação para instituições de apoio a idosos
Fundação Dom Cabral | Crédito: Alisson J. Silva

O programa “Basis”, oferecido pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a Mais Mediar Consultoria e Soluções nessa fase de prospecção e seleção, promove gratuitamente a capacitação de gestores de iniciativas sociais de pequeno porte e lideranças sociais que atuam em prol da pessoa idosa em Belo Horizonte.

O objetivo, segundo a diretora-executiva da Mais Mediar Consultoria e Soluções, Valeska Diláscio, é instruir esses gestores em fundamentos de governança e gestão necessários para obter melhores resultados e buscar a sustentabilidade da organização ou da iniciativa. 

O programa é composto por sete módulos e cada um deles consiste em três encontros on-line de duas horas cada. O programa vai de maio a novembro e o participante deve frequentar no mínimo de 75% da carga horária de cada módulo para receber o certificado da FDC. 

“São 350 vagas disponíveis e o curso contempla os módulos de Estratégia, Governança, Pessoas, Processos, Finanças, Mobilização de Recursos e Comunicação, por meio de exposição de conteúdos e monitorias para aplicação prática”, explica Valeska Diláscio.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Pessoas que atuam em prol das pessoas idosas na Capital em uma OSC (gestores, colaboradores, voluntários), grupos de convivência, conselhos, secretarias, poder público, ou como profissional da saúde, assistente social, cuidador, educador e produtor cultural estão aptos a participar da capacitação. As inscrições estão abertas até o dia 24 no link.

O Basis teve início em 2020 e já passaram pela formação nove turmas com iniciativas de diferentes territórios e setores de atuação. Em 2023, a FDC iniciou um novo ciclo de 14 turmas com fomento da Prefeitura de Belo Horizonte, do Conselho Municipal e do Fundo Municipal do Idoso da Capital.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no País (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população. 

Já a população idosa com 60 anos ou mais de idade chegou a 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%).

O Sudeste tinha a estrutura mais envelhecida: 12,2% da sua população tinha 65 anos ou mais de idade. Minas Gerais, por sua vez, é o segundo estado mais idoso do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. O Estado só ficou atrás, no número bruto desta população, de São Paulo, onde vivem mais de 5,28 milhões de pessoas com 65 anos de idade ou mais.

“A população idosa está em constante crescimento e pertence a um grupo vulnerável, principalmente em relação à saúde e à condição financeira. Precisamos voltar a nossa atenção a este público de maneira a assegurar os direitos, garantindo sempre a manutenção da segurança, da dignidade e do bem-estar dessa parcela da população. Para que possam garantir uma administração de qualidade dos serviços ofertados à pessoa idosa, profissionais, gestores e organizações da sociedade civil necessitam fortalecer a capacidade de gestão, por meio de capacitação. O Programa Basis oferece essa oportunidade de forma gratuita”, destaca a diretora-executiva da Mais Mediar Consultoria e Soluções.

A iniciativa atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”. E, assim, também está alinhada com o Movimento Minas 2032 (MM2032) – pela transformação global. Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, o MM2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas