Fecomércio-MG apresenta projeto para o varejo em cooperação com a ABDI
Com a finalidade de promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio-MG firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em meados de 2017. A partir dessa parceria, surgiu o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (Meic), cujo lançamento oficial acontece na próxima terça-feira (23/10), com a apresentação do projeto e do resultado da pesquisa sobre o perfil do empresário mineiro e seu grau de maturidade em relação ao tema inovação.
O evento, exclusivo para empresários, será na sede da Federação, em Belo Horizonte, às 17h. Além de detalhar as atividades do Meic até o momento, bem como as ações para o futuro, o encontro se propõe a promover uma votação entre os participantes sobre um dos desafios levantados ao longo do trabalho, que não encontre solução no mercado. O objetivo é estimular, para a próxima etapa do projeto, a criação de iniciativas inovadoras que possam resolver a questão. Já o encerramento ficará a cargo do co-founder do Órbi Conecta, Pedro Menezes, um dos empreendedores mais atuantes no ecossistema das startups. Ele ministrará a palestra “O poder das conexões na era exponencial”.
O Meic contará ainda com a presença dos 12 colaboradores de diversos setores da Federação, que foram capacitados pelo Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), da ABDI, para serem multiplicadores da metodologia a ser utilizada pelo movimento: o design thinking. Desenvolvido com o intuito de ser implantado no Estado, o Meic aplica pesquisa de mercado e faz uso dessa metodologia, com grupos de foco definidos, para discutir desafios e oportunidades para o varejo. A finalidade é identificar as principais “dores” no varejo (vontades e motivos que levam o cliente a adquirir um produto ou serviço) e como a inovação pode auxiliar os empresários.
A ABDI fica em Brasília e está vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Apesar da atuação voltada à área industrial, a entidade atende, desde meados de 2016, o setor terciário. O trabalho em conjunto com a Fecomércio-MG tem fortalecido essa conexão. De acordo com a analista de Negócios Internacionais da Fecomércio-MG, Juliana Peixoto, a criação do ProVa, uma iniciativa da ABDI, serviu de inspiração para o Meic. “As mudanças de hábitos de consumo, a concorrência internacional e a necessidade de que o varejo se inove para acompanhar a indústria 4.0 foram alguns dos fatores que contribuíram para desenvolvermos o projeto”, explica.
Segundo Juliana Peixoto, a meta do Meic é proporcionar um espaço de discussão, com os empresários, sobre o tema inovação, e fortalecer a conexão entre a comunidade empresarial e os diversos agentes de inovação para o comércio e serviços, como empreendedores, investidores, aceleradoras, usuários, universidades e governo. “Com isso, visamos contribuir para potencializar a cultura empreendedora e de inovação no setor terciário em nosso estado”, completa.
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