Negócios

Feira de Artesanato completa 18 anos

Feira de Artesanato completa 18 anos
Com a retomada recente das atividades, o público já passou a contar com um ambiente diferenciado e moderno | Crédito: Michele Marise

A tradicional Feira de Artesanato do Mineirinho, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, completa 18 anos no dia 28 de setembro. Apesar da interrupção das atividades por longo período em função da pandemia, em 2020 e 2021, o espaço foi reaberto no dia 12 de agosto deste ano, e a expectativa é de melhora dos negócios gradualmente, de acordo com o diretor Willian Martins, que também é proprietário da Fenacouro Promoções e Eventos Ltda, administradora da feira desde 2015.

“É uma grande satisfação fazer parte da história dessa feira, que é ponto de encontro da família mineira e recebe turistas de diversas partes do Brasil e do exterior. Então, a reabertura foi recebida com muita alegria. Infelizmente, muitos expositores não puderam continuar os seus negócios. É uma fase difícil, mas temos de ser esperançosos. Inclusive, estamos com novas vagas para expositores e boas propostas para quem quiser se tornar um empreendedor”, diz.

Ao fazer o balanço da feira, ao longo dos últimos sete anos, Willian Martins se diz satisfeito com os resultados das ações que a atual gestão vem fazendo. “De 2014 para cá, nós temos investido em processo constante de modernização e reformas do espaço, que ficou mais atraente e aconchegante”, explica. Ele acrescenta que, com a retomada recente das atividades, o público já passou a contar com um ambiente diferenciado e moderno.

Investimentos – Segundo Willian Martins, a praça de alimentação, por exemplo, se tornou em amplo galpão com cobertura de alumínio e com layout moderno, que comporta até 5 mil pessoas, porém, a capacidade de público no momento é limitada, conforme decretos e portarias determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outras melhorias foram feitas em relação às barracas da praça de alimentação. Elas passaram por processos de padronização e readequação em consonância com o tamanho do espaço, proporcionando mais ventilação no local. Os investimentos foram acima de R$ 300 mil. Outra novidade é o palco, que fica localizado na praça de alimentação. “O anterior era pequeno e foi substituído por um profissional que pode ser utilizado por bandas de pequenos a grandes portes”, afirma. E, juntamente com o palco, foi adquirido também um enorme painel de led que realça as apresentações musicais.

O diretor da feira antecipa que há previsão de mais investimentos, mas que para tanto dependerá de maior flexibilização em relação à quantidade de visitantes. Hoje, pelo decreto municipal a capacidade máxima de público em eventos é de 800 pessoas. No caso específico da praça de alimentação é de 600 pessoas sentadas (formato bar). “Esperamos que, com a vacinação e a cooperação de todos no cumprimento das normas de segurança para evitar a propagação da Covid, o cenário mude e as coisas voltem à normalidade.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas