Negócios

Feira de franquias chega a Belo Horizonte e Uberlândia

Na Capital serão 60 franquias e mais de mil pessoas já realizaram a inscrição
Feira de franquias chega a Belo Horizonte e Uberlândia
Crédito: divulgação / Franchise B2B

Segundo maior estado em população com mais de 21 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e rivalizando com o Rio de Janeiro pelo posto de segunda economia do Brasil, Minas Gerais é um dos principais alvos das marcas franqueadoras em operação no País. Para atender a demandas dessas marcas e o apetite de candidatos a empreendedores que enxergam no Estado uma oportunidade de negócios, chega a Belo Horizonte e a Uberlândia (Triângulo Mineiro) a feira de franquias FranchiseB2B.

O evento, marcado para o dia 20, em Uberlândia; e dia 22, na Capital, promete abrir oportunidades de negócios para variados perfis de candidatos. De acordo com o CEO da Franchise B2B, Ricardo Branco, a feira traz uma grande variedade de marcas e modelos de franquias, abrangendo desde setores como alimentação e moda, até inovações nos campos da tecnologia e serviços, com investimento a partir de R$ 4,9 mil.

“Com a feira levamos as marcas para onde os empreendedores estão. Quando anunciamos a feira em uma determinada cidade, as franqueadoras interessadas se apresentam. Então é um evento assertivo porque são marcas que já estudaram aquela praça e, como é feito em um hotel, é um espaço menor, feito em reuniões, e não aquela caminhada sem fim com em feiras realizadas em grandes pavilhões”, explica Branco.

O CEO da feira de franquias Franchise B2B, Ricardo Branco
O CEO da feira de franquias Franchise B2B, Ricardo Branco | Crédito: divulgação / Franchise B2B

Além de conhecer franquias de diferentes segmentos e portes, o visitante poderá participar de uma programação de palestras com temas ligados ao setor, como empreendedorismo, inteligência artificial, ESG, conceitos fundamentais do franchising, saúde mental e até como formatar uma franquia.

Para Uberlândia estão listadas 30 marcas participantes e até agora mais de 300 inscritos. Em Belo Horizonte serão 60 franquias e mais de mil pessoas já realizaram a inscrição.

Para participar do evento é preciso levar dois quilos de alimento não perecível. E para acompanhar a programação de palestras, a inscrição deverá ser feita gratuitamente no site www.franchiseb2b.com.br.

Outras ferramentas também estarão à disposição do visitante da feira, como o Franchise Now, um recomendador de franquias que auxilia quem deseja encontrar uma marca que combine com seu perfil de investimento. A partir de informações como valor de investimento disponível, tempo de retorno desejado, entre outras, são apresentadas algumas opções de franquias ideais presentes na feira.

Setor de franquias tem cenário promissor

O cenário do setor de franquias é promissor. Segundo o balanço anual divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os 11 segmentos do franchising, todos cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior.

Alimentação – Food Service se destacou, com alta de 17,9%. Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em seguida, com crescimento de 17,5%. E, em terceiro lugar, vem Hotelaria e Turismo, com 16,4%.

“O mineiro tem um perfil conhecido como mais conservador e desconfiado, mas chamam a atenção os números do Estado, que se mostra um mercado superaquecido. Muita gente, principalmente em Belo Horizonte, procura o modelo de franquia. A fragmentação do território também gera outras oportunidades mas, especialmente, a qualidade de vida atrai investidores de outros lugares. A partir da pandemia as pessoas perceberam que podem trabalhar em cidades menores e com mais qualidade de vida. Isso fez com que muita gente voltasse a atenção para Minas Gerais. E essas pessoas acabam empreendendo aqui também, tanto na Capital como no interior”, avalia o CEO da FranchiseB2B.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas