Feira em Tiradentes vai respirar literatura e receber grandes autores
Sábado, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.
Pegando carona nesta importante data, quem ainda não se programou, entre os dias 3 e 6 de novembro, ocorre em Tiradentes a 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes (Fliti). O evento será em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos. São mais de 100 atrações, além de 30 editoras presentes vendendo livros a preços promocionais.
“A Fliti se supera a cada ano e isso é o que nos motiva a seguir sempre em frente”, afirma a idealizadora e organizadora do evento, Cristina Figueiredo, que também foi Diretora Executiva da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), depois assumiu a diretoria executiva da Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna (Assmam/MAM-RJ). Hoje é gestora da CMA de Figueiredo realizando diversos projetos culturais como a Fliti.
Para a edição deste ano, além dos autores já consagrados foi lançado um edital para chamar escritores locais e independentes, que estão começando a carreira. São 21 autores independentes que irão compor as mesas junto aos demais e proporcionar debates em torno da literatura.
Destaques
Alguns destaques da Fliti: dia 3 de novembro, 15h15, lançamento do livro “Tarsila, uma vida doce amarga” e bate-papo com Mary Del Priore, mesas sobre o homenageado do evento Ziraldo e seus 90 anos; rodas Ilustradas – slam de ilustração, competição com diversos artistas visuais reconhecidos.
Dia 4 de novembro,11h, lançamento e bate-papo sobre os livros “A Longa vida de Joaquim Conceição” e “Aurora em dia nublado “ com Fábio Ferrari Porchat; 11h45, bate-papo sobre humor e lançamento do livro “Estão matando os humoristas”, com Beto Silva e 17h30, “As mulheres e a escrita contemporânea”, com Cidinha da Silva, Natália Borges Polesso e Dra Kiusam de Oliveira.
No dia 5 de novembro, 15h15, bate-papo sobre o livro “Versões de uma vida” com Cristiana Oliveira; 16h45, lançamento do livro “Tramas de menino e muitas histórias”, com João Azagnello Carrascoza; 17h30, lançamento e bate-papo sobre o livro “Viver é uma Arte: Transformando a dor em Palavras”, com Beth Goulart; 18h15, “A Literatura e a composição das personagens” com Walcyr Carrasco e, 19h “A Música de Milton Nascimento”, lançamento de livro e bate-papo com Chico Amaral e Tulio Mourão com Pocket Show.
“A Fliti permite um encontro de grandes autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica Cristina Figueiredo. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. Em suas duas edições, a Fliti recebeu mais de 12 mil pessoas. A expectativa para este ano é ainda maior.
Ouça a rádio de Minas