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Feira da Franquia se consolida no calendário de Minas Gerais

A força do franchising em Minas Gerais tem contribuído para o sucesso do evento
Feira da Franquia se consolida no calendário de Minas Gerais
Foto: Adobe Stock

Com investimentos que vão de R$ 15 mil a R$ 4 milhões, a Feira da Franquia 2025 abriu as portas para novos empreendedores e reforçou o papel do setor no desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Realizada no BH Shopping, entre 15 e 17 de agosto, a feira reuniu 50 expositores e se consolidou como um dos principais eventos de fomento ao empreendedorismo no Estado.

“Estamos satisfeitos em retornar a Minas Gerais e poder trazer grandes marcas de todo o País que buscam empreender no Estado. Nosso objetivo aqui foi aproximar franqueadores de quem deseja investir com tranquilidade e segurança. Nesses três dias, quem veio à feira pôde conversar diretamente com os responsáveis pelas franquias”, afirmou o diretor da Feira da Franquia, Arvid Auras.

A edição de 2025 contemplou diversos segmentos, como alimentação, bem-estar e saúde, vestuário, limpeza, aluguel de equipamentos, imóveis, entre outros. O evento apresentou um mix de opções de negócios, com investimento inicial variando de R$ 15,9 mil a R$ 4 milhões, com opções para todos os bolsos e perfis de investidores.

Grandes nomes do mercado de franquias estiveram presentes, como Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Azul Empréstimo, Consórcio Embracon, Não + Pelo, Loc Express, China in Box e Spoleto.

Com 25 anos de mercado e um modelo de negócio focado na locação de equipamentos para construção civil, a paranaense TransObra foi um dos destaques da feira. Segundo Gilberto Filho, diretor de marketing, a empresa tem planos ambiciosos para Minas Gerais. “Nossa meta é alcançar 18 unidades em Minas em um ano e meio. Hoje, temos uma loja própria no Estado e mais duas vendidas”. O investimento inicial para uma franquia da marca varia entre R$ 420 mil e R$ 580 mil.

A mineira La Vinicola, fundada em 2016, celebrou sua presença no mercado e a inovação de novos formatos. A rede, que já possui quatro unidades em Belo Horizonte e operações em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR), apresentou dois novos modelos de negócios. O primeiro, um modelo mais simples, focado em vinhos e finger foods, com investimento a partir de R$ 250 mil. O segundo é uma máquina de autosserviço de vinhos, que exige um investimento inicial de R$ 32 mil e é ideal para condomínios e estabelecimentos comerciais.

Com 36 unidades espalhadas pelo País, a franquia Mulheres Habilitadas, com modelo de negócio voltado para mulheres que têm CNH, mas não dirigem – seja por insegurança ou medo – busca expandir sua presença em Belo Horizonte. A marca, que já tem uma unidade na Savassi, planeja abrir mais cinco. “Ainda temos espaço para cinco unidades para crescer de forma saudável em Belo Horizonte. Nosso objetivo é crescer com sustentabilidade”, destacou a sócia-diretora da franquia, Grace Alves.

Força do setor

O diretor Arvid Auras destacou a consolidação da feira na cidade. “Metade das franquias que estavam no ano passado voltou este ano. Reunimos aqui os principais players do mercado de franquias, marcas tradicionais e fortes. Já estamos programando a feira do próximo ano”, concluiu.

A força do franchising em Minas Gerais tem contribuído para o sucesso do evento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Estado movimentou R$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2024. No cenário nacional, esse número chegou a R$ 65,9 bilhões.

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