Negócios

Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas chega a BH para 1ª edição do ano

Evento, que vai reunir 100 expositores, acontece entre os dias 1º e 11 de maio
Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas chega a BH para 1ª edição do ano
São esperados 65 mil visitantes na 1ª edição do ano do evento, realizado no Minascentro | Crédito: Divulgação / Codemge

A Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas chega à Capital para a primeira edição do ano. O evento acontece, mais uma vez, no Minascentro (região do hipercentro), com 100 expositores das cidades de Jacutinga, Monte Sião, Andradas e Ouro Fino (Sul de Minas), entre os dias 1º e 11 de maio.

De acordo com a produtora de moda e coordenadora da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, Dayhana Nicoleti, são esperados 65 mil visitantes na primeira edição do ano do evento.

“Além das malhas de tricô teremos confecções em couro, calçados de Belo Horizonte e Franca (SP) e os tradicionais estandes com acessórios como cachecóis e luvas, por exemplo. Estamos na nossa 64ª edição e a feira já se tornou um tradicional ponto de encontro de gerações que cresceram vendendo e comprando nossos produtos. Por isso nos esforçamos para fazer da Feira um espaço cada vez mais confortável para todos os frequentadores”, explica Dayhana Nicoleti.

A estação será marcada por peças ousadas e elegantes, modelagens oversized, estampas, conjuntinhos e cores vibrantes, e propostas minimalistas e confortáveis. A paleta de cores inclui tons de verde esmeralda, azul petróleo e o bordô que prometem dar um toque de luxo e mistério às coleções. Já os tons terrosos, como o marrom chocolate e o terracota, são utilizados para proporcionar uma sensação de calor e conforto, trazendo uma estética vintage. E para quem busca energia, o polo da moda indica no próximo inverno o uso de tons vibrantes e saturados como o vermelho fogo e o amarelo mostarda.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Essa é uma feira em que os fabricantes vendem direto para o público final e também para varejistas. Muitos negócios entre empresas são fechados com antecedência e a entrega é feita durante a Feira. O evento é responsável por cerca de 50% do faturamento das marcas participantes na vertical varejo. Nessa edição de maio as pessoas querem conhecer as tendências e temos mais compras por impulso e muitos presentes para o dia das mães. Já na edição de junho, quando o inverno já chegou, são compras mais planejadas e reposição do estoque do varejo”, pontua.

A Feira de Malhas em Tricô tem papel fundamental para a economia local, com uma cadeia produtiva formada por pequenas, médias e grandes confecções, sendo boa parte delas empresas familiares. Cerca de 70% da população de Jacutinga e Monte Sião trabalha direta ou indiretamente nas confecções.

Para enfrentar a concorrência dos produtos asiáticos a aposta é na automação de processos e desenvolvimento de matéria-prima nacional.

“Ao longo do tempo conseguimos acompanhar os avanços da tecnologia em máquinas e matéria-prima. Em Jacutinga temos dois produtores de matéria-prima para tricô. O consumidor entende a qualidade do que ele está comprando e se dispõe a pagar o custo”.

Durante o evento, a Feira de Malhas fomenta receita e geração de empregos, são quase 400 postos de trabalho temporários, entre atendentes, recepcionistas, profissionais de limpeza e saúde, segurança, montadores e eletricistas.

“Ainda não enfrentamos escassez de mão de obra, mas fazemos um trabalho constante de valorização da atividade, mostrando aos jovens que esse setor também utiliza tecnologia e oferece boas oportunidades de carreira. Boa parte da produção já é automatizada e exige profissionais com conhecimento em tecnologia para a operação das máquinas e também que pensem estrategicamente um futuro de responsabilidade socioambiental para o setor”, destaca a coordenadora da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas. O ingresso para a Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas pode ser retirado gratuitamente por meio de cadastro no site do evento www.feirademalhassuldeminas.com.br. Quem optar pela aquisição do ingresso físico, poderá obtê-lo diretamente no local.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas