Pesquisa aponta que a felicidade é a chave para o sucesso das empresas

Um estudo da organização global The School of Life em parceria com a Robert Half revelou uma verdade que cada vez mais empresas estão reconhecendo: a felicidade dos colaboradores é um fator determinante para o sucesso do negócio. A pesquisa, que ouviu mais de 700 profissionais, aponta que 90% dos líderes e liderados acreditam que as empresas têm responsabilidade pela felicidade de seus colaboradores.
Mas o que torna um colaborador feliz? Segundo a pesquisa, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o reconhecimento e a valorização, além do senso de propósito, são os principais fatores. “Ao criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, uma empresa consegue atrair e reter os melhores talentos, estimular a inovação e alcançar resultados superiores”, destaca Cristiane Mascarenhas Guedes, psicóloga e líder de pessoas da Alctel, empresa mineira referência em soluções tecnológicas.
Cada vez mais as empresas estão investindo na felicidade dos seus colaboradores como uma estratégia para o crescimento sustentável. A Alctel, exemplo de instituição que garante bons resultados investindo em uma cultura organizacional que promove o ambiente corporativo saudável, já garantiu o título de uma das melhores empresas para se trabalhar e tem conquistado o seu setor. Neste ano, a empresa, criada há 28 anos em Belo Horizonte com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belém, superou desafios e bateu metas. Com o apoio de colaboradores motivados e felizes, a empresa cresceu muito nos últimos anos e, somente neste ano, projeta um faturamento 40% maior em relação a 2023.
“Somos hoje uma marca admirada, uma empresa respeitada pelos colaboradores e pelo segmento. O nosso propósito, antes de tudo, é estimular, incentivar e promover o nosso colaborador. A Alctel é um lugar de gente feliz e estamos provando que é possível promover a felicidade no ambiente de trabalho e conquistar o mercado”, ressalta a psicóloga.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Clima organizacional
A empresa investe em diversas iniciativas para promover o bem-estar dos colaboradores, como programas de reconhecimento, desenvolvimento profissional e eventos de integração. “Ao promover um ambiente de trabalho colaborativo, inclusivo e divertido, as instituições incentivam a inovação e o desenvolvimento pessoal”, argumenta Cristiane Mascarenhas Guedes.
Mas o que a Alctel faz de diferente? Cristiane Mascarenhas Guedes explica que em primeiro lugar a empresa adota uma abordagem humanizada e focada nas pessoas. “Acreditamos que para ser um bom colaborador, é preciso, antes de tudo, ser feliz. Queremos promover a felicidade”, diz.
Essa filosofia da empresa se traduz em diversas iniciativas, como horário flexível, carga horária de 40 horas e não 44 horas, programa de incentivo à saúde mental, cultura de celebração em datas comemorativas como oportunidades para reunir a equipe e estreitar laços, plataforma Feedz – utilizada para promover a interação entre os colaboradores, dar feedbacks e celebrar conquistas -, programa de recompensas, entre outras ações de valorização do colaborador.
Ouça a rádio de Minas