Negócios

Feluma inaugura tomógrafo de ponta

Maior vantagem desse aparelho é a rapidez na execução, poupando o paciente de um tempo maior à exposição de radiação
Feluma inaugura tomógrafo de ponta
Hospital Universitário Ciências Médicas recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões | Crédito: Fernanda Nazaré/Feluma

Na próxima segunda-feira (16), o Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM-MG) irá inaugurar o Centro de Tomografia Computadorizada Dr. Antônio Carlos de Barros Martins, que terá um tomógrafo de última geração, de 64 canais e 128 cortes. O investimento foi de R$ 3 milhões, somando o equipamento e toda a infraestrutura. A expectativa é que, com o novo tomógrafo, haja maior absorção de pacientes das UPAs à espera do exame, lembrando que o hospital atende 100% da sua capacidade pelo SUS.

Para o presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, a conquista do novo centro representa o caminho que a instituição tem em foco. “A saúde é um bem e direito de todos, não medimos esforços para melhorar a infraestrutura dos institutos Ciências Médicas, a favor do paciente. Essa vertente perpassa pela qualidade da formação dos nossos alunos, dos profissionais que atuam em nossas unidades e dos nossos aparelhos”, conta.

O equipamento tem escaneamento 19% mais rápido e resolução 30% mais refinada. Segundo o Diretor Geral do HUCM, Dr. José Américo Bahia, esse tomógrafo é mais rápido na execução, poupando o paciente de um tempo maior à exposição de radiação. “Com a internalização do serviço nós ganhamos a possibilidade de estender o horário de funcionamento e absorver pacientes que, muitas vezes, estão aguardando uma cirurgia de urgência e esperando ainda um diagnóstico, por não ter feito uma tomografia. Agora, conseguimos oferecer para o SUS uma resolutividade maior ao internalizar este serviço”, explica o diretor. Além disso, ele explica que o tomógrafo é capaz de mostrar pequenas fraturas ortopédicas que, às vezes, um raio-x não consegue registrar.

Outro diferencial está na arquitetura do Centro de Tomografia, onde há um painel de led no teto que simula uma claraboia com o visual de copa de árvores para dar conforto aos pacientes. A sala foi batizada em homenagem ao médico anestesiologista Dr. Antônio Carlos de Barros Martins, por sua trajetória profissional e grande relevância à frente do HUCM-MG, entre 2015 e 2023. Além do homenageado, estarão presentes na cerimônia de inauguração, às 17h, o presidente da Feluma Dr. Wagner Eduardo Ferreira, os secretários municipal e estadual de Saúde e demais membros da diretoria do hospital e da fundação.

Feluma

Há mais de 50 anos, a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) contribui para o desenvolvimento da comunidade por meio da educação e assistência social, além de realizar pesquisas nos campos das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas. A organização é subdividida em cinco institutos: Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG); Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG); Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG); Instituto de Olhos Ciências Médicas de Minas Gerais (IOCM-MG). Desde 2019, também compõe a fundação o Teatro Feluma, espaço cultural que integra o Circuito Liberdade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas