Férias abre temporada de cursos on-line
Pela primeira vez, o número de alunos da modalidade EaD ultrapassou a quantidade de estudantes do ensino presencial, segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). O formato cresceu 378,9% em matrículas de 2009 a 2019, com mais de 1 milhão e meio de estudantes no último ano. A divulgação dos dados de 2020 está prevista para 18 de fevereiro de 2022, mas a pandemia consolidou esse fenômeno, como indica um levantamento do Sebrae São Paulo: a busca por cursos e capacitações on-line cresceu mais de 200%, nos seis primeiros meses de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019.
Historicamente, o período de férias é sinônimo de estudos para quem deseja complementar a sua formação e se capacitar profissionalmente. Atualmente são diversas as opções online e gratuitas, como é o caso da Universidade Corporativa do Grupo Anjos da Guarda, voltada exclusivamente para a capacitação pessoal e profissional dos seus mais de 1 mil colaboradores.
“Na pandemia, ampliamos o acesso aos familiares dos nossos funcionários porque acreditamos que o conhecimento deve ser multiplicado. Investimos constantemente na área de educação corporativa, o que também reflete no aumento de produtividade, eficiência e engajamento das equipes”, descreve a responsável pela área de comunicação e marketing do Grupo Anjos da Guarda, Vannessa Castro.
A plataforma utilizada pelo Grupo Anjos da Guarda é da Uniprof e os interessados podem se inscrever em diversos cursos como, preparatórios para o Enem (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Humanidades e suas Tecnologias); Lei Geral de Proteção de Dados; Finanças Pessoais; Informática Básica; Excel Básico; Combate à Violência e outros. Em celebração à campanha Janeiro Branco, durante esse mês estão sendo trabalhados temas de conscientização sobre a importância da saúde mental, por meio de três cursos disponíveis, evidenciando o compromisso do Grupo Anjos da Guarda na promoção do cuidado com o bem-estar coletivo.
“Centenas dos nossos colaboradores acessaram a plataforma e iniciaram as aulas. Os cursos não são obrigatórios, apenas os incentivamos, pois a aprendizagem traz ganhos para os âmbitos pessoal e profissional”, finaliza Vannessa Castro.
Ouça a rádio de Minas