Negócios

Conheça 8 ferramentas gratuitas de IA para potencializar pequenos negócios

Da edição de textos à criação de imagens e análise de público alvo, site e aplicativos que usam IA podem ser aliados para aumentar a produtividade dos empreendimentos
Conheça 8 ferramentas gratuitas de IA para potencializar pequenos negócios
Crédito: Reprodução Adobestock

A adoção da inteligência artificial (IA) pode ajudar o pequeno empreendedor a aumentar a produtividade em seu negócio. A Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem, apresenta um relatório da empresa Goldman Sachs que prevê um crescimento de 7% (ou cerca de US$ 7 trilhões) no PIB global graças à IA generativa. O levantamento também estima um aumento de 1,5 ponto percentual na produtividade global nos próximos 10 anos com a ajuda da IA.

Assim, o uso dessa tecnologia deve ser encarada pelos pequenos negócios como uma aliada estratégica para a redução de tempo e custo em diversas áreas, desde a produção até o relacionamento com o cliente. Essa é a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que destaca a importância de explorar e implementar as variadas ferramentas de IA disponíveis no mercado, muitas delas sem custos ou com preços acessíveis.

Independentemente da ferramenta escolhida, é crucial que o empreendedor estabeleça parâmetros para medir os resultados, sempre observando as melhores práticas de compliance e segurança da informação, além de sua relação com ganhos de produtividade

O Sebrae ainda enfatiza que a produtividade pode ser medida comparando o tempo que uma pessoa leva para produzir certos materiais com o tempo em que uma ferramenta de IA pode entregar resultados semelhantes, a partir de um prompt bem formulado.

Um estudo realizado pela instituição identificou diversas ferramentas “freemium” – uma combinação das palavras “free” (grátis) e “premium” – que oferecem funcionalidades básicas gratuitamente e cobram por recursos avançados. 

No campo da IA generativa, por exemplo, os aplicativos ou sites podem criar novos conteúdos e ideias, como conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas. No segmento gratuito ou freemium, também existem diversas opções com funcionalidades diferentes.

Confira as principais ferramentas gratuitas de IA:

  • ChatGPT,
  • Copilot,
  • Gemini,
  • HeyGen,
  • Canva,
  • Gama,
  • Capcut
  • e Midjourney.

De acordo com o analista de Tecnologia e Informação do Sebrae, Elzo Santos, essas tecnologias podem ser aplicadas em diversos contextos empresariais. 

“É fundamental que o empreendedor identifique suas principais necessidades. Muitas vezes, a empresa enfrenta desafios em comunicação com o cliente, controle de receitas, marketing e na jornada do cliente. A IA pode fornecer soluções de qualidade em todas essas áreas, desde que o escopo seja bem definido”, afirma.

Veja as aplicações da IA para pequenos negócios

A IA pode ser aplicada em diversas áreas de pequenos negócios, incluindo processos financeiros, contabilidade, assessoria jurídica, gestão de produção, análise de qualidade de produtos, logística e atendimento ao cliente. Veja abaixo.

  • Artesanato e Artes Gráficas: ferramentas como o Midjourney podem gerar imagens personalizadas para eventos, datas comemorativas, brindes, e outros. Também é possível vender os arquivos em PDF das imagens geradas.
  • Agências de Marketing: podem utilizar IA para geração de imagens, produção de textos de campanha, criação de personas, planejamento de mídia e desenvolvimento de apresentações, utilizando ferramentas como Midjourney, ChatGPT, Canva e Gama.
  • Edição de Vídeo: ferramentas como o CapCut oferecem funcionalidades de IA para sugestão de cortes, ajustes de iluminação e criação de vinhetas.
  • Tradução e Geração de Conteúdo: ChatGPT e Gemini podem ser usados para tradução de documentos e geração de conteúdos, bem como para assistentes virtuais que buscam documentos e apoiam o atendimento ao cliente.

Especificamente sobre o ChatGPT, o Sebrae ainda comenta que os pequenos negócios podem se beneficiar de sua versão gratuita para pesquisas rápidas sobre seu público, produtos e estratégias de vendas. No entanto, é importante usar as respostas da ferramenta como orientação ou inspiração, evitando a replicação direta do conteúdo gerado.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas