Negócios

Festival de Turismo de Ouro Preto busca ampliar e fomentar o setor em Minas

Festur acontece de 4 a 5 de junho, no Centro de Artes e Convenções da Ufop
Festival de Turismo de Ouro Preto busca ampliar e fomentar o setor em Minas
Foto: Adobe Stock

O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur) chega à quinta edição, de 4 a 5 de junho, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento tem como objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo em Ouro Preto e em outras cidades mineiras. 

Entre os destaques da programação está a apresentação oficial da Rota Turística Jaguara, idealizada em 2022 e agora concretizada como roteiro estruturado, envolvendo os municípios de Itabirito, Ouro Preto, Rio Acima, Santa Bárbara e Barão de Cocais, na região Central. A rota será lançada com exposição de produtos, roteiros desenvolvidos e o lançamento do audiobook da Rota Jaguara, já se realçando como uma nova fronteira estratégica de turismo integrado no Estado.

A Rota Caparaó Mineiro será apresentada como um exemplo de união e cooperação regional. O projeto nasceu na primeira edição do Festur em 2019, envolvendo as cidades de Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá (Zona da Mata), que, ao se organizarem em rede, passaram a apresentar produtos e roteiros conjuntos, alcançando o reconhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult MG) como uma região com potencial elevado, intitulada “Acima das Nuvens”.

O Festival de Turismo de Ouro Preto também receberá o caso de sucesso “Congonhas, Capital Mineira da Fé: Políticas Públicas para o Turismo Religioso”. O evento conta, ainda, com o Painel do Projeto Corredores e Rotas com o tema: Geração de Renda: Economia Criativa e Experiências Turísticas como vetores de Desenvolvimento Sustentável (Vale e GKS).  Já a cidade de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH) explora o tema “Observação de Aves como Turismo de Experiências”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com a correalizadora do Festur, Cássia Neves, os participantes poderão conhecer produtos culturais, gastronômicos e turísticos das outras cidades, trocando experiências e construindo políticas regionais de fomento.

O Salão de Negócios vai contar com 30 expositores de destinos relevantes, como: Aiuruoca, Capitólio, Itamonte, Itanhandu (Sul de Minas), Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Divinésia, Espera Feliz (Zona da Mata), Barão de Cocais, Congonhas, Itabirito (região Central), Nova Lima (RMBH) e São João del-Rei (Campo das Vertentes) apresentando produtos, experiências turísticas e culturais.

“Além de ser um ponto de encontro entre profissionais, gestores e empreendedores do setor, o Festur vem se consolidando como um espaço de articulação estratégica para o desenvolvimento territorial, promovendo a integração entre cultura, turismo, gastronomia e identidade mineira. Esta edição marca também um novo momento: a expansão territorial do festival, com articulações para sua realização em outros estados brasileiros, ampliando a projeção do turismo de Minas Gerais no cenário nacional”, explica Cássia Neves.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas