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Festuris: Minas apresenta potencialidades do setor de turismo na Serra Gaúcha

Estande do governo apresentou, na Festuris, sabores, cores e saberes do Estado para um diversificado público formado, especialmente, por agentes de viagem de todo o Brasil
Festuris: Minas apresenta potencialidades do setor de turismo na Serra Gaúcha
Estande de Minas apresentou ao público do Festuris a gastronomia espetacular da região | Crédito: Divulgação Leonardo Bicalho

Conhecida pela quantidade e variedade de eventos que recebe ao longo do ano, Gramado, na Serra Gaúcha, sediou, entre os dias 7 e 10 de novembro, o Festuris – Feira Internacional de Turismo. O encontro, realizado em uma área de 27 mil metros quadrados e com mais de 400 estandes, foi o primeiro após as enchentes históricas do primeiro semestre e ajudou a reconstruir a economia da região. Embora o acesso ainda seja em alguma medida limitado pelo número de voos reduzidos que chegam ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre, a cidade da Serra ficou lotada e deu início à tradicional programação de Natal.

Conforme a gerente de Comunicação do Festuris, Cibele Marcon, o evento foi marcado pelo sentimento de reconstrução e gratidão.

“Foi um Festuris surpreendente, um evento construído por todos, agentes de viagens, parceiros, veículos de comunicação. Fizemos o Salão RS, que é um espaço lindíssimo, para poder retribuir a todos que nos abraçaram nesse momento tão difícil. E não posso deixar de destacar o Estado de Minas Gerais, que está conosco por mais um ano, construindo lindos estandes. Um lugar rico em cultura, gastronomia e destinos turísticos”, afirmou Cibele Marcon.

Um dos maiores e mais movimentados estandes da Festuris foi o conduzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e apresentou os sabores, cores e saberes de Minas para um diversificado público formado, especialmente, por agentes de viagem de todo o Brasil.

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Entre as delícias das aulas-shows com ingredientes de diferentes regiões e as degustações de produtos como queijos, cafés, cachaças, pão queijo e a empada de Lagoa da Prata, na região Central, que fez sucesso harmonizada com café.

A quitanda já tem status de patrimônio imaterial do município. Segundo a presidente do Circuito das Grutas, Mariela Teodoro, as empadinhas são uma tradição passada entre as famílias e representam a hospitalidade mineira de sempre servir um produto que alimenta o corpo e a alma.

Ela também foi a responsável pelo lançamento da Rota Frango e Cachaça, que reúne 30 restaurantes, cinco cachaçarias e duas destilarias, dentro do Circuito das Grutas. A nova rota é uma das apostas do governo de Minas Gerais, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do Sebrae.

“Nesse destino turístico o frango faz parte da nossa cultura alimentar. A pesquisa foi ampla, indo dos bandeirantes aos tropeiros. Assim, consolidamos a rota do frango e da cachaça”, explicou Mariela Teodoro.

Até o presidente da Empresa Brasileira de Turismo, Marcelo Freixo, se encantou com o quitute mineiro. “O Brasil não tem só sol e praia. E a presença de Minas nas feiras de turismo mostra isso. O Brasil é gastronomia, cultura, natureza e Minas tem tudo isso. Quando você entra no estande de Minas Gerais e vê a história que tem, uma cultura forte, uma gastronomia espetacular, então você tem certeza que essa diversidade brasileira é o nosso grande produto”, disse Freixo.

Entre as atrações culturais, uma breve apresentação da Vesperata de Diamantina (Vale do Jequitinhonha) encheu de música e nostalgia o corredor em frente ao estande, com atores caracterizados como Chica da Silva e o contratador de diamantes João Fernandes.

Em parceria com o Sebrae, também foram lançadas as rotas do Queijo da Canastra e do Serro, que visam potencializar e fomentar o turismo de experiência associado à produção e a valorização do produto.

A iniciativa integra a campanha pela candidatura dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal a Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que será avaliada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Organização, prevista para o início de dezembro, em Assunção, no Paraguai. 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, lançar as rotas turísticas e participar de feiras de turismo como a Festuris foram momentos cruciais para reafirmar o potencial do Estado.

“Cada uma dessas oportunidades representou mais que uma vitrine: foram espaços para estabelecer novas conexões, compartilhar nossas riquezas culturais e naturais e consolidar Minas como um destino vibrante e acolhedor”, pontuou Oliveira

A programação contou ainda com o drink show promovido pelo mixologista Leo Gomes em parceria com o Sebrae Minas. Gomes traz a cachaça como protagonista em coquetéis criativos e únicos.

“A cachaça é um produto muito especial. É o único destilado diverso que, de acordo com a madeira utilizada no envelhecimento, ganha características únicas, possibilitando ao mixologista um campo de trabalho infinito. E a cachaça mineira é ainda mais especial e estar no Festuris é uma oportunidade de mostrar todos os nossos sabores e diversidade”, analisou Gomes.

Festuris revela atrativos pouco conhecidos do turismo nacional

Conhecidos pelo binômio Praia & Sol, os estados do Nordeste também são ricos em história, patrimônio natural, cultura e gastronomia. Segundo o coordenador de Promoção e Marketing da Secretaria de Turismo do Ceará, Helder Gondim, existem atrativos e acolhimento para os mais diferentes públicos.

“Estamos aproveitando a grande vitrine que é a Festuris para mostrar que somos um destino muito diverso e além das nossas rotas litorâneas, temos mais quatro rotas distintas, formatadas para mostrar a diversidade do estado. Temos rotas de ecoturismo, pesquisa, gastronomia, religião, cultura, tudo isso que faz do Ceará fascinante”, destacou Gondim.

No Rio Grande do Norte, segundo a diretora vice-presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur), Molga Freire, as praias e os famosos Lençóis Maranhenses não perderam espaço dentro da estratégia de atração de turistas, mas outros atrativos e roteiros estão sendo apresentados em diferentes eventos pelo Brasil e também no exterior.

“A cada quatro reais de ICMS arrecadados, três vêm do turismo. O turismo significa, para nós, desenvolvimento socioeconômico. Temos investido para sempre participar das feiras regionais e internacionais. Temos trabalhado bastante em Minas, e o público mineiro está entre os cinco que mais frequentam o Rio Grande do Norte. Além do litoral, também temos serras com hotéis de charme maravilhosos, onde dá para sentir até um friozinho. É um tipo de turismo que ainda está sendo descoberto pelas pessoas”, avaliou Molga Freire.

Ainda mais distante da região Sudeste e menos conhecido, o Acre também marcou presença na Festuris e atraiu a atenção de muitos agentes de turismo. O estado da região Norte, que lutou para ser brasileiro, não se destaca apenas pela força e importância da Floresta Amazônica. Rico em história e com uma cultura própria, o Acre também atrai cientistas e religiosos.

Estande na Festuris
Um dos maiores e mais movimentados estandes da Festuris foi o conduzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) | Crédito: Divulgação Leonardo Bicalho

Para o diretor do receptivo Amazon Turismo, Antônio Mesquita, a primeira participação do estado na Festuris é uma grande oportunidade. A empresa é sediada em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado.

“O Acre ainda sofre com um quase anonimato, mas é uma terra muito rica, que preserva a floresta, os rios e os igarapés. Temos um povo muito receptivo. O turismo agora chega com muita força. Recebemos muitos grupos de turistas nacionais e também estrangeiros, principalmente europeus que, muitas vezes, têm mais informações sobre o Acre do que os brasileiros”, destacou Mesquita.

Troca de experiências fortalece turismo mineiro

Menos famosa do que suas vizinhas Mariana e Ouro Preto, Itabirito também faz parte do Circuito Turístico do Ouro (CTO) e integra dois roteiros:

  • “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”, formado também por Rio Acima, Nova Lima e Sabará, mostra a gastronomia muito além do pão de queijo, agrupando os melhores pratos típicos da região, e une natureza com história de forma harmoniosa.
  • “Entre Ruralidades e Personalidades”, que mostra a cultura mineira, as vivências dos tropeiros e de grandes personalidades do barroco e da contemporaneidade, junto com Nova Era.

Segundo o prefeito da cidade, Orlando Caldeira, a Festuris, além de ser uma oportunidade de divulgar a terra do pastel de angu, também funciona para aprender com outras cidades e estados como melhorar a infraestrutura e a divulgação turística.

“Somos uma cidade mineradora, mas estamos promovendo um desenvolvimento sustentado através do turismo. Revitalizamos nossos parques e praças, inauguramos o vagão gastronômico, onde temos a nossa iguaria, o pastel de angu, além da nossa natureza exuberante e o centro histórico rico em cultura. Estar na Festuris é uma oportunidade de levar boas referências para Minas e para Itabirito. É importante que a gente faça essa interação para captar o que existe de melhor e levar para a nossa região”, avaliou Caldeira.

Representando o município de Aiuruoca (Sul de Minas), o agente de viagens e receptivo Marcus Arantes, mostrava aos visitantes do estande de Minas Gerais uma lista de atrativos, especialmente ligados à natureza, diversos e acessíveis.

“Estar na Festuris é uma oportunidade de divulgar massivamente os nossos atrativos para o mundo todo. É superimportante ser visto e ver as outras coisas em volta para nos inspirarmos a melhorar a cada dia”, completou Arantes.

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