Fiemg Anjos: projeto vai conectar a indústria mineira a startups

Em busca de soluções para resolver gargalos e também proporcionar maior competitividade às indústrias será lançado, nesta sexta-feira (4), o projeto Fiemg Anjos. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) visa conectar a indústria mineira a startups e fomentar o investimento em empreendimentos que desenvolvem soluções para a indústria.
O lançamento do projeto será nesta sexta, durante a 6ª edição do Imersão Indústria, realizado pela Fiemg. Considerado o maior evento do setor produtivo mineiro, com foco em networking e geração de negócios, o Imersão Indústria conta com uma programação de mais de 50 horas de painéis e palestras, reunindo cerca de 80 especialistas, além de rodadas de negócios e conexões com startups e grandes empresas da cadeia industrial.
Conforme a gerente de Promoção de Negócios, Junia Cerceau, o Fiemg Anjos reúne um grupo de 25 investidores-anjo, formados por executivos e donos de indústrias. Os investidores são de segmentos variados da indústria, incluindo, por exemplo, siderurgia, mineração, alimentos e bebidas, logística, entre outros.
Investimentos
No projeto, cada investidor pode aportar R$ 25 mil por startup, visando ajudar empresas em estágio pré seed e seed a escalarem seus negócios. Através do Fiemg Anjos, serão selecionadas startups de todo o Brasil que já possuam produtos no mercado, clientes e faturamento, mas que precisam de investimento e conexões para crescer.
“O Fiemg Anjos é um grupo exclusivo de investidores, composto por donos, sócios e executivos da indústria. O objetivo é investir em indtechs nos estágios pré seed e seed. Além disso, vai promover a capacitação dos investidores-anjo para fazerem bons investimentos, gerar networking e oportunidades de negócios e receitas para as startups investidas”.
Ainda conforme Junia Cerceau, entre os investidores-anjo que já fazem parte do grupo estão os empresários Sergio Cavalieri, do grupo Asamar; Matheus Pedrosa, proprietário da Fralía Cacau Brasil, indústria de processamento de cacau; e João Zica, do Raja Hub.
Três startups participam da primeira apresentação do Fiemg Anjos
Logo após o lançamento do Fiemg Anjos, haverá um espaço onde três startups selecionadas apresentarão seus projetos para os investidores-anjo. As startups são a Melvin e Oppem, ambas mineiras, e a SenseUp.
“Na sequência do lançamento, teremos um pitch com as startups que nós já selecionamos para essa primeira plenária. Este será o momento delas se apresentarem. Os investidores-anjo irão votar e escolher quais avançarão para a próxima fase, que será de análise até a definição do investimento final”.
As expectativas em relação aos resultados do Fiemg Anjos são positivas. Conforme Junia Cerceau, a ideia com o projeto é fomentar a inovação e o surgimento de novas soluções que impactem positivamente o setor industrial.
“A iniciativa vai fomentar a inovação, o surgimento de novas ideias que irão impactar na indústria. As indústrias passam pelo desafio de serem cada vez mais competitivas, então, trabalhar soluções que conversem com isso é muito importante. Com o projeto, queremos potencializar ainda mais a competitividade da indústria”.
Ouça a rádio de Minas