Fiemg e Gerdau anunciam a quarta edição de programa em busca de negócios inovadores
A Gerdau e o Fiemg Lab acabam de lançar a 4ª edição do programa Gerdau Challenge Fiemg Lab. O hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade e da inovação aberta. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site até o dia 16 de agosto.
Como uma das Indústrias do Futuro do Fiemg Lab, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, procura por startups e/ou spin offs que possam solucionar três desafios: Agilidade no monitoramento do carvão vegetal na usina, por meio de uma ferramenta de análise em tempo real para a classificação da matéria-prima ao ser recebida em Divinópolis; Medição Online de Empeno de Perfis Metálicos na Laminação, com soluções para medição automatizada e em tempo real do empeno do tipo alma, dando agilidade ao processo e reduzindo o tempo de parada para medições; e a Redução da Geração de Finos na Produção de Carvão Vegetal, soluções para a redução de finos entre a etapa de carbonização, na planta da Gerdau em Três Marias, e o envio para a usina, aumentando a qualidade e o rendimento da matéria-prima.
As startups participantes terão benefícios como a contratação para realização da Prova de Conceito (POC), caso avancem nas etapas do programa; expansão da solução da startup, uma vez validado o teste e colaboração e aprendizado em conjunto com a equipe do Fiemg Lab e o time técnico da Gerdau.
No dia 3 de agosto, às 14h, os especialistas da Gerdau farão um webinar ao vivo pelo canal no Youtube do Fiemg Lab para apresentar os desafios, alinhar os ganhos esperados e esclarecer dúvidas.
De acordo com o especialista em inovação da Gerdau, Jackson Reis, o programa de inovação aberta tem o objetivo de testar novas soluções nos desafios das nossas operações em Minas. “O programa está alinhado a nossa agenda ESG e tem sido um sucesso. Acreditamos no desenvolvimento tecnológico no setor como forma de criarmos soluções mais competitivas e, ao mesmo tempo, sustentáveis e disruptivas”.
Hub
O Fiemg Lab, hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, tem o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta com startups, o Fiemg Lab possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.
Investidores-anjo selecionarão projetos em evento na FDC
O FDC Angels — grupo de investidores-anjo fundado por ex-alunos da Fundação Dom Cabral — realizará, no próximo dia 4 de agosto, seu primeiro Pitch Night. Na ocasião, três startups serão avaliadas e poderão ter seus negócios alavancados pelo grupo.
O Pitch Night do FDC Angels vai acontecer de forma híbrida, on-line e presencialmente na Fundação Dom Cabral, no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte). São mais de 140 negócios emergentes interessados em receber aporte financeiro. O FDC Angels já vem realizando etapas de avaliação para que, após a Due Dilligence e análise do Comitê de Avalição, as startups possam apresentar suas temáticas.
Muito ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, as finalistas possuem soluções voltadas para o ramo das EdTechs, Fintechs e serviços de TI, gerando impacto, principalmente nas áreas de saúde e bem-estar, educação de qualidade, no trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades sociais.
Para o fundador e diretor executivo do FDC Angels, Ricardo Blandy, algumas das startups já se destacam em seus segmentos. “Algumas das startups que estarão no evento têm pouco tempo de atuação no mercado, porém já é possível observar a alta procura de empresas e pessoas interessadas nos seus cases. Seja para utilizar essas soluções e seus benefícios em prol de problemas percebidos ou até mesmo para investir, com o intuito de alavancar e fazer essas empresas se tornarem grandes players no mercado de impacto ESG”, afirmou.
Ouça a rádio de Minas