Fiemg Lab conquista prêmio de melhor ecossistema de inovação

O hub de inovação Fiemg Lab conquistou o primeiro lugar no Ranking TOP Ecossistemas 2023, na premiação do Ranking 100 Open Startups, entre as entidades públicas, sindicais, patronais e do Sistema S. A instituição também ficou em terceiro lugar no ranking geral da categoria, que inclui entidades do setor privado.
A gerente do Fiemg Lab, Gabriella Sant’Anna, ressalta a importância desse reconhecimento para a instituição que vem evoluindo nos últimos anos. No ano passado, o Fiemg Lab ficou com a quarta posição no ranking geral, sendo o terceiro melhor entre as entidades públicas, sindicais, patronais e do Sistema S.
“Para nós, ser reconhecido por um ranking que reconhece o nosso público e o nosso esforço junto às indústrias e as startups é fantástico. Isso mostra que os nossos esforços para o desenvolvimento do ambiente de negócios de Minas Gerais têm surtido efeito”, declara.
A gerente explica que a entidade trabalha para incentivar a conexão entre o setor industrial e o ecossistema de startups, com o objetivo de gerar mais negócios e impactar de forma positiva a economia mineira. “Ser reconhecido por esse ranking mostra que mais indústrias estão se conectando com mais startups dentro do nosso ecossistema. Então, isso quer dizer que as nossas startups foram bem-sucedidas, se conectam e fazem negócios com mais indústrias”, disse.
Além disso, Gabriella Sant’Anna revela que a transformação do Estado em um importante hub de inovação é uma das pautas mais relevantes para o Fiemg Lab, junto da promoção do ambiente de negócio, incentivo ao empreendedorismo e a inovação na indústria. “Levar a indústria para o primeiro lugar, isso é muito importante”, completa.
O Ranking 100 Open Startups é um dos mais importantes do segmento de inovação no Brasil. Além dos ecossistemas, o prêmio também reconhece as principais organizações que atuam no setor. Dentre as startups premiadas, 56 fazem parte do Fiemg Lab. No total, a instituição soma 77 premiações, isso porque algumas chegaram a receber dois prêmios distintos.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, define esses resultados como “um sucesso estrondoso” para a entidade. “Um trabalho maravilhoso, mostrando toda a capacidade de empreendedorismo do mineiro, toda a capacidade de empreendedorismo do nosso time”, declara.
Sobre o prêmio e a entidade
Atualmente a 100 Open Startups é uma das plataformas internacionais de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups, com mais de 9 mil relacionamentos de negócios validados.
O Fiemg Lab é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Fiemg, com o objetivo de incentivar a relação entre startups e indústrias para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.
Ouça a rádio de Minas