Negócios

Fiemg realiza evento sobre ESG e meio ambiente

Fiemg realiza evento sobre ESG e meio ambiente
Abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 da Fiemg, que aconteceu ontem, teve como tema a “Economia Circular” | Crédito: Sebastião Jacinto Júnior

“A questão ambiental sempre foi uma prioridade da minha gestão”, afirmou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, na abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021. O evento on-line teve a abertura realizada ontem e sua programação, que é totalmente gratuita, se estende até dia 18.

O líder empresarial pontuou que os empreendimentos empresariais são ativos imobilizados, que uma vez instalados, é difícil os empresários voltarem atrás e por isso a importância de se manter um bom relacionamento com o ambiente em que a empresa está instalada, assim como na comunidade ao seu redor. “Hoje, em nossa sociedade, não existe ninguém que não seja ambientalista. As maiores áreas preservadas e iniciativas de economia circular são da iniciativa privada”, afirmou, explicando que as indústrias investem na inovação tecnologia para a melhoria de seus processos produtivos e, assim, na preservação do meio ambiente.

Roscoe ressaltou que, nesta relação entre setor produtivo e preservação ambiental, o governo do Estado vem fazendo a sua parte. “Os licenciamentos têm saído rapidamente, com menos burocracia”, afirmou.  O presidente da Fiemg também citou, como exemplo de parceria entre setor público e privado na proteção do meio ambiente, a adesão de Minas Gerais à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero). “Esse ato reafirma o pioneirismo na gestão ambiental e econômica de Minas Gerais, sendo que nos tornamos o primeiro estado da América Latina a fazer esta adesão”. O acordo que envolve o governo do Estado, a Fiemg e o Reino Unido foi formalizado no dia 9.

“A questão ambiental foi um tema ideologizado, mas é uma falsa contradição. O meio ambiente é um bem comum, de todos”, afirmou Paulo Brant, vice-governador do Estado, que representou Romeu Zema na abertura do evento. “Se não há sustentabilidade e mobilidade social, não há desenvolvimento e este é um tema de todos”, disse, citando o cuidado com a qualidade do ar como um exemplo de bem público.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Melo, a indústria mineira é a mais sustentável do País e isso gera muita sinergia entre os setores público e privado. “A visão arrojada com que a Fiemg vem trabalhando junto às indústrias de Minas nos leva a trabalhar com temas que extrapolam o licenciamento ambiental”, afirmou Melo, esclarecendo que a Economia Circular é o fechamento de um ciclo que começa com o licenciamento ambiental e que termina com a gestão de resíduo e a aplicação da inovação e tecnologia encabeçando processos mais limpos e eficientes.

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, enviou um vídeo destacando a relevância do evento. “Gostaria de desejar a todos os participantes da Semana de Meio Ambiente da Fiemg um ótimo trabalho na discussão dos temas relativos à gestão dos resíduos sólidos, ao aproveitamento de energético dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), saneamento básico, mineração e infraestrutura. Enfim, a todos as atividades econômicas e como elas se relacionam com a necessária preservação ambiental”, afirmou.

Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fiemg (Cema) e presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), também participou da abertura.

Painel Economia Circular como fator de sustentabilidade – A palestra magna sobre Economia Circular foi ministrada por Aldo Roberto Ometto, coordenador do Centro de Pesquisa em Economia Circular do Inova USP. “A Economia Circular é a oportunidade prática dos sistemas de produção e consumo trabalharem para a proteção do meio ambiente e reservas ambientais, reduzindo, ao máximo, a necessidade de extração, otimizando a emissão de resíduos e criando novos modelos de negócios. É uma visão de otimização de longo prazo, que irá gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, afirmou.

Também participaram do painel: Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Davi Bomtempo, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Fabrício Soler, da Felsberg Advogados.

CEO da MRV abre evento nesta terça-feira

O Papel das Empresas na Promoção da Sustentabilidade Corporativa é o tema hoje, 15/06, da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021. O evento on-line será realizado a partir das 9h e trará especialistas dos setores público/privado e academia para um debate sobre as aplicações práticas da Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) no setor produtivo.

“A Fiemg já é nossa parceira e estamos muito contentes em ter a oportunidade de participar de um evento que debaterá temas tão importantes”, afirma Eduardo Fischer, CEO da MRV, que é um dos convidados do painel. Segundo Fischer, a MRV trabalha inspirada por uma visão de sustentabilidade em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. “Somos líderes de ImPacto da Rede Brasil do Pacto Global e embaixador do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, o que reafirma nosso compromisso com essas pautas”, afirma.

Também participarão do painel: Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fiemg, Paula Harraca, diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação de Negócios na ArcelorMittal Aços Longos Latam, Wendel Gomes da Silva, diretor de Mineração e Matérias-Primas na Gerdau.

Meio ambiente em pauta – A Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 é uma realização Fiemg e vai até dia 18. Sua programação, dividida em painéis temáticos, trazem à tona debates relevantes para a sociedade e para o setor produtivo, reunindo especialistas de diversas áreas que estão compartilhando suas experiências, cases de sucessos e expectativas quanto à questão ambiental no Brasil e no mundo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas