Financial Experts promove educação financeira para adolescentes e jovens adultos

Saber lidar com dinheiro e tomar boas decisões financeiras deveriam estar na base da vida adulta, mas a ausência de educação sobre o tema na juventude tem dificultado a vida de muitos brasileiros.
Após anos atuando no mercado financeiro e observando o quanto a falta de conhecimento e a insegurança sobre finanças impactavam a vida de amigos e conhecidos, a empresária Luciana Ballesteros decidiu criar a Financial Experts. Sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a escola é especializada em educação financeira para jovens a partir de 12 anos e mulheres.
Segundo pesquisa do Banco Central e do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em uma escala de 0 a 100, o nível médio de letramento financeiro dos brasileiros é de 59,6. O índice considerou comportamento financeiro, atitude ao tomar decisões e conhecimento sobre finanças. Em relação aos jovens, levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que 45% dos adolescentes brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em alfabetização financeira, colocando o País na 18ª posição entre 20 países e economias analisados.

“A educação financeira é um tema muito importante e ainda pouco divulgado. Ao longo da minha trajetória no mercado financeiro, notei que as pessoas têm dificuldade para tomar decisões financeiras. Amigos me pediam ajuda, conselhos. E todos precisam tomar decisões financeiras, independentemente da classe social, desde onde tomar um cafezinho até a compra da casa própria, por exemplo. Deixei a empresa da minha família para empreender quando fiquei grávida. Pesquisei em todo o País e vi que existiam poucas iniciativas como a Financial Experts, então abri a empresa”, relembra Luciana Ballesteros. São três as modalidades de cursos:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Financial & Evolution – voltado para jovens de 12 a 16 anos. Curso completo, com duração de um ano, e aulas uma vez por semana (presenciais ou on-line síncronas).
- Master – para jovens de 17 a 24 anos. São 18 encontros, com foco em investimentos e mercado financeiro. As aulas são semanais (presenciais ou on-line síncronas).
- Finanças pra Elas – voltado para mulheres adultas, com foco em mercado e produtos financeiros.
Além disso, a escola mantém um programa específico com o Banco Itaú, parcerias com famílias empresárias e com a escola Maple Bear, onde a atividade é oferecida como extracurricular.
O perfil dos pais que desejam proporcionar educação financeira aos filhos por meio da escola é de classe média, sendo muitos empresários ou gestores de empresas.
“O maior concorrente dos cursos é a agenda dos jovens, mas, quando percebem a utilidade da educação financeira, eles se engajam. Trabalhamos de forma prática e aplicável, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado financeiro. Já as mulheres nos procuram porque precisam cuidar das próprias finanças – muitas são incentivadas pelos filhos que já fizeram o curso e perceberam a aplicabilidade do conteúdo. Historicamente, as mulheres não são incentivadas a lidar com dinheiro, e muitas enfrentam dificuldades nessa área na fase adulta”, pontua a idealizadora da Financial Experts.
Ouça a rádio de Minas