Negócios

FinFestival: Sebrae Minas realiza capacitação financeira para pequenos negócios

Programação inclui oficinas, consultorias e palestra com Mirna Borges, do canal EconoMirna. Confira também outros destaques de Negócios
FinFestival: Sebrae Minas realiza capacitação financeira para pequenos negócios
Foto: Reprodução Adobe Stock

O Sebrae Minas realiza nos dias 29 e 30 de outubro, em Belo Horizonte, o FinFestival, evento gratuito voltado à gestão financeira de micro e pequenas empresas. A programação inclui oficinas, consultorias e palestra com Mirna Borges, do canal EconoMirna.

As atividades serão na sede do Sebrae, com inscrições pelo site da Loja Sebrae Minas. Entre os temas estão fluxo de caixa, precificação e indicadores financeiros. O encerramento terá o Momento Gerencial Especial FinFestival, com a palestra “5 regras de ouro do sucesso financeiro do empreendedor”.

Veja, a seguir, outros destaques de Negócios:

Federação integra missão oficial à Europa

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, acompanha o governador Romeu Zema em missão oficial à Bélgica, França e Itália. A viagem busca atrair investimentos e fortalecer parcerias bilaterais. Em Bruxelas e Antuérpia, a comitiva visita o Porto de Antuérpia, importante destino de produtos mineiros.

Na França, Roscoe participa de reunião com o MEDEF e visita a Vinci Highways, responsável pelo projeto da Rota dos Cristais, de R$ 6,6 bilhões. Na Itália, a agenda inclui encontros em Veneza, Roma e Milão para ampliar a presença internacional de Minas, principal exportador brasileiro ao país desde 2019.

Funed reduz tempo de liberação dos exames em Minas

Três meses após implantar o Sistema de Informação Laboratorial (LIS) – Korus, a Funed reduziu de 11 para 3 dias o tempo médio de liberação dos laudos no Lacen-MG. A automação trouxe maior controle, rastreabilidade e integração das análises.

Segundo o presidente da Funed, Felipe Attiê, o Lacen é o primeiro do País a usar o sistema, tornando-se referência também em agilidade. O novo modelo inclui ferramenta de Business Intelligence (BI) para monitorar a demanda e identificar gargalos. Hoje, 90% dos exames do DataSUS já estão integrados ao Korus, e a adaptação dos servidores vem ocorrendo de forma positiva após 15 anos de processos manuais.

IA da Unimed-BH é eleita “Case do Ano”

O projeto “Recomendação de Imunobiológicos por Inteligência Artificial”, da Unimed-BH, foi eleito o Case do Ano no Prêmio Inova+Saúde 2025, promovido pela Seguros Unimed, em parceria com a Faculdade Unimed e a Unimed do Brasil. A solução também venceu na categoria Gestão de Recursos Próprios. O anúncio ocorreu durante a 54ª Convenção Nacional Unimed, em João Pessoa (PB).

A edição registrou recorde de 240 projetos inscritos e reconheceu iniciativas inovadoras do Sistema Unimed em seis categorias. As cooperativas vencedoras recebem prêmio em dinheiro e viagem internacional para conhecer referências globais em inovação em saúde.

Alcoa apresenta cases de sustentabilidade

A Alcoa participou da 22ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Poços de Caldas (MG), de 7 a 10 de outubro, onde debateu descarbonização, gestão de resíduos e inovação ambiental. A empresa apresentou cases das unidades de Poços, Juruti (PA) e São Luís (MA), com destaque para a redução das emissões de carbono e o uso do Filtro Prensa, que permite disposição seca de resíduos.

Segundo o gerente Daniel Soares, a meta é zerar emissões líquidas de GEE até 2050. Os participantes visitaram o Parque Ambiental da Alcoa, que produz 120 mil mudas por ano de espécies nativas da Mata Atlântica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas