Fini fomenta mercado empreendedor

A quarta edição do Fórum de Investimento e Negócios de Impacto (Fini) acontece em Belo Horizonte, dia 14, no Cine Theatro Brasil Vallourec, localizado no centro de Belo Horizonte. O objetivo do evento é articular empreendedorismo com impacto social, ambiental e econômico.
Criado pela Baanko, organização que utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para fomentar o ecossistema de Negócios de Impacto, o Fini tem apoio da Heineken Brasil e da Metha Energia.
Para André Menezes, sócio-fundador da Baanko, o Fini fortalece o desenvolvimento sustentável e aproxima o Brasil da Agenda 2030. “No Fini, reforçamos nosso ecossistema de impacto, aproximando toda a cadeia, fortalecendo o setor e ajudando com soluções possíveis para alcançarmos essa transformação desejada em busca de um mundo mais colaborativo, sustentável e equilibrado para todos”.
Para Menezes, a crença na transformação por meio de soluções que aliam impacto socioambiental com um modelo de negócios rentável é o ponto de partida do Fini. O evento traz 11 especialistas que comporão cinco painéis com os temas: A sustentabilidade dos cursos de água; Comunicação que gera impacto; Por um futebol mais plural; Energia limpa para todos e Cooperar é inovar.
O público-alvo são empresas, governo, empreendedores e sociedade já que os temas convergem para a criação de uma rede de impacto que pode ser acessada por todos esses grupos alinhados na construção de um mundo mais sustentável.
Mercado em expansão
Segundo dados do Mapeamento do setor, feito pelo Pipe.Labo – centro de estudos e conhecimento aplicado sobre o mercado de impacto no Brasil -, divulgado no ano passado, 1.300 empresas brasileiras se declaram negócio de impacto, aumento de 29,7% em relação ao levantamento de 2019, que computou 1.002 negócios.
No Brasil, a maior parte dos empreendedores de impacto está concentrada na região Sudeste, 40% são do estado de São Paulo, segundo o mapeamento do Pipe.Labo. Ainda segundo o estudo, a maior difusão do conceito e o aumento da importância da agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa, da sigla em português) são fatores que permitiram que a bolha do impacto estourasse no último biênio.
Fini 2022
Data: 14/09
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Avenida Amazonas, 315, Centro
Programação: Clique aqui
Ouça a rádio de Minas