Fintech M3 Lending anuncia aporte na startup de IA Valence

A empresa belo-horizontina de tecnologia M3 Lending, que conecta investidores a pequenas e médias empresas (PMEs) interessadas em crédito, anunciou um aporte na startup mineira Valence para ampliar o uso de inteligência artificial (IA) nos processos de investimentos.
O valor da transação não foi divulgado. De acordo com o CEO da M3 Lending, Gabriel César, a entrada da IA da Valence aumenta a capacidade de análise e de atendimento da M3, melhora a experiência do cliente, reduz custos, melhora a precisão na avaliação de risco e acelera a concessão de recursos.
“Queremos construir uma ponte eficiente entre investidores que buscam rentabilidade estável e empresas que precisam de capital para crescer. Estamos criando um canal seguro, transparente e simples, que faz o dinheiro circular onde ele gera valor real: nas pequenas e médias empresas, que são o motor do País”, afirmou César.
Aporte em IA é estratégico
De acordo com o empresário, ao facilitar o crédito para PMEs com tecnologia de ponta e processos descomplicados, a M3 Lending busca ocupar um espaço estratégico uma vez que esse é um mercado em franca expansão.
No Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) respondem por, aproximadamente, 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e são a base de mais da metade dos empregos formais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também no País, está a maior quantidade de fintechs na América Latina, com 1.706 empresas de tecnologia em operação em 2025, conforme a empresa Distrito.
“O aporte na Valence é um movimento alinhado com o cenário em que fintechs deixam de ser apenas intermediárias de crédito e passam a se posicionar como plataformas integradas de serviços financeiros, impulsionadas por dados e tecnologia. Para o mercado, é um sinal claro de que, no ambiente competitivo das fintechs, a eficiência e a inteligência embarcada serão diferenciais cada vez mais decisivos”, reforçou César.
Fundada em Belo Horizonte, a M3 oferece taxas até 22% menores do que as praticadas por bancos tradicionais, “em um processo 100% digital e sem burocracia”. Após a chegada da Valence, a M3 pretende criar um ecossistema financeiro maior, combinando crédito, dados e serviços integrados para empresas.
Ouça a rádio de Minas