Negócios

Focada em limpeza profissional, Unishop projeta mil lojas em 2027

Projeção da marca é encerrar 2025 com 500 lojas operando e faturamento de R$ 75 milhões
Focada em limpeza profissional, Unishop projeta mil lojas em 2027
Sediada em Uberlândia (Triângulo), a rede saltou de cinco lojas, em 2019, para 400 pontos autorizados em 2024 | Crédito: Divulgação Unishop

Focada em alcançar a marca de mil unidades até 2027, a Unishop – rede de varejo de produtos de limpeza do Brasil, autorizada da Start Química – comemora o total de 432 lojas em operação até maio de 2025 e a impressionante taxa de crescimento de 8.000% em cinco anos.

Sediada em Uberlândia (Triângulo Mineiro) e parte do grupo Lima & Pergher, a Unishop teve receita total movimentada de R$ 200 milhões em 2024. A projeção da empresa agora é encerrar 2025 com 500 lojas operando e faturamento de R$ 75 milhões, um salto de 13,46% em relação a 2024, que fechou em R$ 67 milhões. A evolução dos últimos anos reforça o fôlego do negócio. Em 2019, foram 98 lojas. Em 2020, mesmo com o início da pandemia, a rede encerrou o ano com 185. Daí para frente, os números não pararam de crescer: 2021 fechou com 320 lojas, 2023 com 370 lojas e, por fim, o ano passado atingiu a marca de 421 lojas. Este ano, o objetivo é inaugurar mais 112 lojas. Ainda para 2025, são 62 contratos assinados para inauguração.

De acordo com o gerente de Expansão e Digital da Unishop, Vinicius Meneguin, o modelo de licenciamento é um “franchising melhorado” que lucra sobre a venda de produtos, sem cobrar royalties ou outras taxas.

“A Unishop é um dos canais de vendas dos produtos profissionais da Start Química. As nossas ações são para que o parceiro venda mais. Fazemos parcerias com empresas de produtos correlatos e, assim, conseguimos levar a marca da Start pelo Brasil. Há treinamentos presenciais e on-line, como no franchising. Acompanhamos o negócio, além de promovermos campanhas com os lojistas e aproveitarmos as campanhas nacionais da Start para o consumidor. O nosso compromisso é com o empreendedor, com a sua prosperidade, atendendo às necessidades do público daquela região com o nosso variado portfólio”, explica Meneguin.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O desempenho da Unishop acompanha o bom momento do mercado de produtos de limpeza no País. Segundo o Instituto Euromonitor/Nielsen, o setor movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano no Brasil e apresenta crescimento médio anual de 6%.

O investimento médio para abrir uma loja de 50 m² é de aproximadamente R$ 60 mil. Cidades com mais de 30 mil habitantes estão aptas a receber uma unidade Unishop. A marca de produtos de limpeza busca parceiros com perfil operacional. Os produtos profissionais são concentrados, e o consumidor realiza a diluição.

“Um dos grandes desafios do setor é lutar contra a informalidade. Na Unishop, o cliente recebe orientação correta sobre a utilização dos produtos de limpeza, com a garantia de eficiência e segurança, se bem utilizados. O produto concentrado sai mais barato e é muito mais responsável, porque diminui o consumo de plástico e papel para as embalagens e, consequentemente, gera menos resíduo”, pontua.

Para suportar o crescimento, a Start inaugurou recentemente uma nova planta fabril com 250 mil metros quadrados, dedicada à linha doméstica, e, no início do segundo semestre, deve inaugurar o primeiro complexo cloroquímico do Brasil fora do litoral. A unidade deve gerar 500 empregos diretos.

“No último ano, focamos no estado de São Paulo e, este ano, voltamos nossa atenção para Belo Horizonte e região. Ainda são poucas unidades em operação, apenas 24. Temos uma equipe de Expansão e Marketing exclusiva para a região. A Start é conhecida, mas precisamos aumentar a presença”, completa o gerente de Expansão e Digital da Unishop.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas