Fofíssimo Bolos planeja inaugurar duas franquias em shoppings de Belo Horizonte; veja quais

A mineira Fofíssimo Bolos vai abrir mais duas franquias em shopping centers de Belo Horizonte até o final deste ano. A rede iniciou o processo de expansão no mercado de franchising no final de 2024 e já inaugurou três lojas na capital mineira. A empresa planeja adotar uma estratégia mais conservadora, com foco inicial na Capital.
A fundadora e sócia-administradora da Fofíssimo Bolos, Juliana Nunes, não exclui a possibilidade de uma ampliação das operações para outros estados do Brasil no final de 2026. No entanto, até o momento, o foco segue sendo Minas Gerais. De acordo com a empresária, as cidades no radar da marca são grandes centros urbanos com a presença de shopping centers.
As primeiras franquias foram abertas no Boulevard Shopping e no Shopping Del Rey, no final do ano passado. Já em maio deste ano, a rede inaugurou uma unidade no DiamondMall. Outra operação está prevista para ser lançada em setembro deste ano, no Botânico Shopping. “Para o mês de dezembro está prevista mais uma unidade, que ainda está em negociação de ponto”, acrescenta.
A empresa tem como público-alvo pessoas das classes A e B e atua com cafés gourmet de fabricação própria, salgados especiais, embalagens presenteáveis e demais produtos. “O modelo é focado em cafés no shopping e em oferecer uma experiência exclusiva no mall, na qual as pessoas podem escolher entre adquirir um bolo para degustar ou para levar de presente. Esse é o modelo validado”, reforça.

Minas é um mercado-chave para a marca, pois é onde a empresa surgiu e tem um público-alvo que possibilita a realização de testes de modelos de negócios. Juliana Nunes relata que a rede de franquias contratou uma consultoria de São Paulo, no início do projeto de expansão, que instruiu a realização de alguns testes com o público, conhecido por ter uma postura mais conservadora.
“O público mineiro é conservador e se preocupa com a qualidade. Em todas as casas de Minas nós temos a pausa para o ‘cafezinho’, o pão de queijo e um ‘bolinho’. Portanto, é o cenário ideal para observarmos a aderência da marca e a aceitação desse modelo”, completa.
Foco em grandes centros
Ela ressalta que, na avaliação dos consultores, tanto Minas quanto Belo Horizonte são “mercados testes”, onde o que dá certo pode ter sucesso em qualquer lugar do País. Para Juliana Nunes, o fato de ter começado essa expansão pelo Estado valida a franqueadora para um próximo passo em nível nacional, com foco nas capitais brasileiras.
As principais características de uma cidade avaliadas pela rede no plano de expansão são o fato de ser ou não um grande centro urbano, com a presença de shopping centers que tenham aderência entre os consumidores das classes A e B.
A empresária explica que esse crescimento planejado tem como objetivo manter a qualidade e a exclusividade do produto. “Priorizamos franqueados que realmente se identificam com a marca, porque acreditamos que esse envolvimento é fundamental para garantir a consistência e o sucesso de cada operação”, afirma.


Além disso, Juliana Nunes pontua que a empresa busca franqueados que possam estar sempre à frente do negócio e com capacidade para atender às demandas do público. Ela lembra que a expansão começou após alguns pedidos e sugestões de clientes para o lançamento de franquias com produtos da marca.
“É preciso ser um franqueado operador, que esteja à frente da loja para escutar as demandas e repassá-las para a franqueadora, além de gerir a experiência do cliente. Também é ideal que a pessoa tenha formação em gestão, com perfil de gestor de negócios e conhecimento sobre bastidores”, diz.
O investimento inicial necessário para abrir uma unidade de shopping é de R$ 400 mil, com R$ 80 mil de taxa de franquia e 6% de royalties sobre o faturamento bruto. O faturamento médio de uma operação da Fofíssimo Bolos varia entre R$ 100 mil e R$ 190 mil por mês, e o tempo médio de retorno do investimento está entre 13 e 18 meses.
Ouça a rádio de Minas