Negócios

Forbes destaca startup mineira especialista em inteligência artificial

Empresa é especializada em criar soluções de automatização de atendimento
Forbes destaca startup mineira especialista em inteligência artificial
Empresa desenvolveu soluções para automatizar o atendimento de delivery via chatbot | Crédito: Divulgação Chamainbox

Especialista em criar soluções de automatização de atendimento, a ChamaInbox,  sediada em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), foi convidada pela Forbes para participar do Forbes IA 50 2025. A seleta lista é um dos mais importantes rankings do setor de tecnologia e inovação, com foco em inteligência artificial (IA). 

De acordo com o fundador da ChamaInbox, Túlio Dias, a empresa tem chances de ser a primeira empresa inteiramente brasileira a ser reconhecida pela publicação norte-americana.

“Nós não nos inscrevemos, fomos convidados e foi uma grande surpresa. Isso torna esse reconhecimento ainda mais importante porque é uma honra e também uma chancela que vai para Santa Rita do Sapucaí. Começamos em 2017 com a IA, desenvolvemos uma das primeiras soluções para automatizar o atendimento de delivery via chatbot. Depois disso, empresas maiores incorporaram a solução. Até que, com a evolução da inteligência artificial generativa, pudemos criar soluções mais robustas nas quais as pessoas mal percebem que estão conversando com um robô”, explica Dias.

O convite da Forbes foi assinado por Dan Knight, que integra o conselho da premiação e é consultor de Operações e Estratégia de Negócios de umas das empresas parceiras da Forbes, a plataforma de dados e infraestrutura Meritech. Em um dos e-mails ele justificou a escolha:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Temos uma equipe de pesquisa dedicada que se esforça para encontrar empresas qualificadas em todo o mundo, e foi assim que identificamos a ChamaInbox”, escreveu. O resultado da sétima edição do prêmio será publicado em abril.

Desde 2017, cerca de 1,4 mil empresas já passaram pelo portfólio da startup, entre as quais estão Natura, Colgate, Rock in Rio e a plataforma Clique e Retire. Nessa última, que trabalha com guarda-volumes para eventos, o serviço por IA desenvolvido possibilitou que a empresa tivesse capacidade para atender de forma humanizada e simultaneamente, até 10 mil reservas de compartimentos para armazenagem (“lockers”), facilitando um processo que seria impossível de ser solucionado apenas por equipes humanas e sem filas. Atualmente a empresa se dedica a entregar soluções, inclusive, para os pequenos negócios.

“Hoje temos uma forma de entregar as soluções até para pequenos negócios. O nosso foco está em democratizar a tecnologia. Chamamos a estratégia de ‘bot for all‘, ou seja, bot para todos. A inteligência artificial generativa permite essa expansão e com pouco esforço e baixo investimento é possível que os pequenos negócios apliquem a solução”, pontua.

Até aqui dedicada às soluções para negócios (B2B), nos próximos três meses a ChamaInbox vai lançar a sua primeira solução baseada em inteligência artificial para pessoa física, uma espécie de super assistente pessoal. O objetivo é mapear a rotina do usuário e sugerir mudanças viáveis para melhoria da qualidade de vida e da performance laboral.

“Essa é uma solução que partiu da minha própria experiência. Muitas vezes eu trabalhava muito o dia todo e no fim tinha a sensação de não ter obtido nenhum resultado. Muita gente se sente assim, exausta e sem render o que poderia e precisa. Estamos criando um agente com IA que vai mapear a rotina e propor pequenas mudanças viáveis, ajustando a rotina. São duas etapas: o mapeamento e a melhoria”, conta o fundador da ChamaInbox.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas